Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18367
Título: Casa d'Óbidos: inovação e excelência em turismo de habitação
Autor: Gorgos, Alina
Orientador: Pinheiro, Alcinda
Baptista, Mariana
Palavras-chave: Turismo de habitação - Óbidos (Portugal)
Casa d'Óbidos - Óbidos (Portugal)
Turismo - Portugal
Relatório de estágio de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A grande expansão do turismo, na atualidade, deve-se à rápida evolução dos meios de transporte, dos meios aéreos, mas principalmente à nova adesão dos meios de comunicação. Cada vez mais, Portugal é um país, onde o turismo se evidência de forma crescente e onde se tem apostado em dinâmicas de enriquecimento a nível nacional e internacional. O turismo em Portugal, devido à sua localização geográfica, como um dos países da Europa de Sul, favoreceu-o a ser um potencial recetor de excelência, e tem vindo a apresentar uma posição de sucesso face aos seus congéneres. Segundo a Organização Mundial de Turismo, Portugal é o vigésimo maior destino turístico do mundo, sendo reconhecido pelas suas praias, pela gastronomia de excelência, pela agricultura de sucesso, onde o bom vinho é cada vez mais um fator importante para a exportação internacional, pela sua herança patrimonial e cultural, pela proliferação e qualidade dos seus campos de golfe e por uma característica inigualável que é a simpatia do povo português, que segundo vários observadores faz toda a diferença para quem visita Portugal. Como forma de pesquisa detalhada o estudo de pesquisa conduziu até à Vila de Óbidos, situada no concelho com o mesmo nome, e pertencente à Sub-Região de Turismo do Oeste. O concelho está integrado na Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que passou a fazer parte da Região de Turismo do Centro em Fevereiro do ano 2013. Todos os anos imensos turistas visitam e desfrutam da rusticidade e do modernismo, das tradições e das experiências marítimas e pesqueiras, e Óbidos tem vindo a destacar-se pelos eventos organizados anualmente, pela constante divulgação a nível nacional e internacional, como forma de investimento a nível do crescimento económico da região trazendo cada vez mais turistas que possam usufruir, pernoitar e querer num futuro voltar a esta mesma Vila. Como ponto principal desta análise, Óbidos destaca-se como destino turístico de experiência, inovação e estratégia de dinamização de sucesso, sendo principalmente as unidades hoteleiras que acolhem o turista o fator de referência de contacto interpessoal e de relacionamento que muitas vezes fazem regressar muitos deles. De destacar a Casa d’Óbidos como uma unidade de sucesso a nível nacional e internacional. Na Casa d’Óbidos toda a equipa trabalha para alcançar o sucesso, através da inovação, envolvimento com a comunidade, estratégia e é com a experiencia diária, lidando com os vários tipos de turistas que por aqui passam, que, seja por word to mouth ou por divulgação na web, que é procurada pelos turistas que procuram um espaço de tranquilidade e distinção.
Abstract: The great expansion of tourism, nowadays, due to the rapid evolution of the means of transport of air assets, but mainly to the accession of new media. Increasingly, Portugal is a country where tourism is growing evidence and where it has focused on dynamic enrichment at national and international level. Tourism in Portugal, due to its geographical location, as one of the countries of Southern Europe, encouraged him to be a receiver potential for excellence, and has been on a successful position compared to its counterparts. According to the World Tourism Organization, Portugal is the twentieth largest tourist destination in the world and is renowned for its beaches , its gastronomy excellence , the success of agriculture, where good wine is increasingly becoming an important factor for international export , the its assets and cultural heritage, the proliferation and quality of its golf courses and an unmatched feature is the friendliness of the Portuguese people, according to several observers that makes all the difference when visiting Portugal . As a way to drill the research study led to the town of Obidos , located in the municipality of the same name , and belongs to the sub-region of West Tourism . The county is integrated in the Regional Coordination Committee of Lisbon and Tagus Valley, which became part of the Tourism Center, in February 2013. Every year lots of tourists visit and enjoy the rustic and modernism, traditions and maritime and fishing experiences, and Óbidos has stand- by events organized annually by the constant dissemination at national and international level, as a form of investment economic growth of the region level increasingly bringing tourists to enjoy, and want to stay overnight in a future return to this same village. As the main point of this analysis, Óbidos stands out as a tourist destination experience, innovation and promotion of successful strategy, mostly hotel units that receive the tourist factor reference of interpersonal contact and relationship that often make many return .Highlight the Casa d' Óbidos as a unit of success at national and international level. At Casa d' Óbidos whole team works to achieve success through innovation, community involvement, and strategy is to daily experience, dealing with several types of tourists who pass by, who, either by word to mouth or disclosure in the web, which is sought after by tourists seeking a place of tranquility and distinction.
URI: http://hdl.handle.net/10451/18367
Designação: Mestrado em Turismo e Comunicação
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl179126_tm.pdf4,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.