Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18377
Título: Design para realidade aumentada : um estudo em contexto educativo
Autor: Ferreira, Joana Casteleiro Alves Pitrez, 1983-
Orientador: Reis, Jorge dos, 1971-
Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2015
Design
Realidade aumentada
Educação
Ensino à distância
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
Interfaces
Investigação
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente estudo analisa as possibilidades que as interfaces baseadas em Realidade Aumentada trazem para o campo do design em geral e da educação em particular. Contribui- se para o reconhecimento da importância do design na elaboração de materiais pedagógicos com Realidade Aumentada, reflete-se a prática projetual utilizando este suporte e experimentam-se aplicações em contexto de ensino-aprendizagem. Utilizou-se nesta investigação uma metodologia mista e dividiu-se o trabalho em duas fases. A primeira das quais recorre em simultâneo ao estudo de caso e aos estudos quase experimentais. Nesta fase procurou-se aferir o impacto de interfaces e conteúdos distintos em alunos do 6º ano de uma escola básica do município da Covilhã. Com esta finalidade, foram elaboradas e analisadas aplicações de Realidade Aumentada com: a) marcador fiducial; b) marcador de imagem natural; c) interfaces gráficas; d) interfaces tangíveis; e) interação individual; f) interação colaborativa; g) conteúdos em vídeo; h) conteúdos tridimensionais animados; i) conteúdos tridimensionais estáticos. Na segunda fase, utilizaram-se os resultados da primeira fase e um conjunto de princípios de design – personalização, contextualização, experiência do utilizador, abordagem hiper-responsiva, transparência – para elaborar um protótipo que foi testado através de estudos quase experimentais. Analisou-se o impacto do protótipo proposto comparando-o: a) com o manual escolar adoptado pela escola; b) com um protótipo de Realidade Aumentada sem projeto de design; c) com o CD-ROM oferecido com o manual escolar. Os dados foram tratados estatisticamente. Na primeira fase de investigação os resultados revelam que os marcadores de imagens naturais, as interfaces tangíveis, os conteúdos tridimensionais e os conteúdos tridimensionais animados, poderão ser mais adequados a este tipo de projetos e a este público-alvo. Segundo os resultados obtidos a interface colaborativa, por si só, não parece aumentar a compreensão dos alunos. Os alunos exprimiram ainda grande motivação e interesse ao manipular os materiais produzidos. Na segunda fase de investigação, os resultados revelam que o protótipo proposto poderá ter impactos positivos nos alunos, pelo que o sucesso de um sistema de Realidade Aumentada educativo poderá depender da correta aplicação dos princípios de Design enumerados.
This study examines the possibilities that interfaces based on Augmented Reality bring to the field of design in general and education in particular. With this work we contribute to the recognition of the importance of design in the development of educational materials with Augmented Reality. The design methodology is reflected using this medium in the context of teaching - learning. In this investigation a mixed methodology was used and the work was divided into two phases. The first refers simultaneously to the case study and to the quasi- -experimental studies. At this stage we sought to assess the impact of different interfaces and different contents on 6th grade students in an elementary school in the municipality of Covilhã. For this purpose, we prepared and analyzed applications with: a) fiducial marker; b) natural image marker; c) graphical interfaces; d) tangible interfaces; e) individual interaction; f) collaborative interaction; g) video content; h) animated three-dimensional content; i) static three-dimensional content. In the second phase, the results of the first phase were used as well as a set of design principles – personalization, contextualization, user experience, hyper-responsive approach, transparency – to develop a prototype that has been tested through quasi- -experimental studies. We analyzed the impact of the proposed prototype comparing it: a) with the textbook adopted by the school; b) with a prototype of Augmented Reality without a design project; c) with the CD-ROM provided with the textbook. The data were treated statistically. In the first phase of research the results reveal that markers of natural images, tangible interfaces, three-dimensional content and animated three-dimensional content may be more suitable for this type of project and target audience. According to the results, the collaborative interface by itself does not appear to increase the students' understanding. Students also expressed great interest and motivation to manipulate the produced materials. In the second phase of research, the results show that the proposed prototype could have positive impacts on students, therefore the success of an educational Augmented Reality system may depend on the correct application of the principles of design that we have listed.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Design de Comunicação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/18377
Designação: Doutoramento em Belas-Artes
Aparece nas colecções:FBA - Teses de Doutoramento

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