Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18385
Título: História e filosofia da ciência na formação inicial em ciências de educadores e professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico : uma investigação-ação
Autor: Maurício, Paulo José Severino, 1969-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Coelho, Ricardo Lopes, 1959-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O nosso estudo é uma investigação-ação em educação realizada ao longo de dois ciclos investigativos que pretendeu investigar como a História e Filosofia das Ciências podem transformar as nossas práticas de ensino-aprendizagem em direção a um ensino humanizado, que definimos. Partindo da análise da situação existente ao nível das nossas práticas de ensino-aprendizagem em formação inicial de professores, realizamos uma investigação onde se operaram mudanças a vários níveis. Como professor-investigador os nossos compromissos epistémicos e ontológicos conheceram uma mudança profunda que traduzimos pela expressão de no fim do projeto determos outra visão do mundo. Esta investigação foi realizado utilizando a história da ótica geométrica e a história da cor na informação de sequências de ensino-aprendizagens potencialmente mais eficazes, bem como na elaboração de materiais didáticos mais ricos e relevantes. Analisámos de igual modo as transformações operadas ao nível de diversos tipos de conhecimento nos próprios alunos, tendo obtido resultados que, a este nível, foram os que a literatura relevante nos levou a supor.
Our study was an educational action research carried on over two cycles of research. We wanted to investigate how History and Philosophy of Science would transform our teaching-learning practices toward a humanized teaching, which is defined in the study. Based on an analysis of the existing situation in terms of our practices of teaching and learning in pre-service teacher education, we engaged on an investigation in which changes occur at several levels. As a teacher-researcher our epistemic and ontological commitments experienced a profound change that often we translate in terms of worldview change. This research was performed using the history of geometrical optics and the history of color in the elaboration of a potentially more effective teaching-learning sequences. Moreover we used History and Philosophy of Science as a source and guide to the elaboration of richest and more relevant teaching materials. Additionally, we analysed the transformations that learners’ knowledge suffer and obtained results that, at this level, were consistent with the relevant literature.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/18385
Aparece nas colecções:IE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulsd070895_td_Paulo_Mauricio.pdf7,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.