Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18395
Título: Universidade Sénior na Universidade: proposta de implantação de uma UTI na Faculdade de Letras
Autor: Vieira, Mônica Valle
Orientador: Serras, Adelaide Meira
Palavras-chave: Idosos - Educação - Portugal
Ensino superior - Portugal
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Com o aumento da população sénior, muito se tem ouvido falar das Universidades da Terceira Idade e das Academias Culturais Seniores. O retorno do público sénior ao meio académico, mesmo que só no título “universidade” ou “academia”, tem-se reflectido na própria dinâmica do envelhecimento, melhorando a sua qualidade tanto a nível físico como psicológico. Através de uma abordagem sobre a terceira idade e suas implicações, nota-se como o indivíduo caminha para a senectude tanto a nível físico como psicológico, analisando-se vários factores sociais que contribuem para a inclusão do idoso numa universidade sénior. As UTI resgatam a autoestima e promovem uma conquista, muitas vezes adormecida, da vida moderna. A intenção deste trabalho é poder mostrar que o meio académico, mais precisamente as Faculdades das Universidades de Lisboa, que podem, e muito, contribuir para esta conquista. Apoiada pelo modelo inglês de UTI, e com base na acção social da Rede das Universidades da Terceira Idade - RUTIS, foi desenvolvida uma parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Associação Unidade Cultural - UNIDACSER, para a criação do projecto “Universidade Sénior na Universidade” no qual, e através de outros projectos do Núcleo de Apoio ao Aluno, se constrói uma nova plataforma de inclusão social, ensino interdisciplinar e relação entre gerações. É com base nestes dados que se desenvolve o presente relatório com o intuito de expor o funcionamento de uma UTI, desde a sua criação à administração e metodologia, visando o impacto social na qualidade de vida do idoso.
Abstract: With the increase of the elderly population, there is an ongoing debate about the third age universities and cultural academies for seniors. The return of the senior public to the academic field, even if only with the heading of "university" or "academy", has been reflected in the dynamics of aging improving their quality of life both physically and psychologically. An approach to Third Age and its implications has resulted in the findings that the individual moves towards senescence, both physically and psychologically. Various factors that contribute to social inclusion of the elderly in a senior university have also been under analysis. The TAU recovers self-esteem and promotes the conquest of an often dormant modern life. This report aims to display the benefits of an academic environment, more precisely, the Faculties of the Universities of Lisbon that may very well contribute to this objective. Based on the English model TAU, and supported by a social action of the network of the Universities for the Third Age (RUTIS), TAU developed a partnership between the Faculty of Letters of Lisbon University and the Cultural Association Unit (UNIDACSER) to create the project "Senior University in the University" which, together with other projects of the Center for Students Support, has built a new platform for social inclusion, interdisciplinary education, and bonding between of different generations. This report is developed based on the above mentioned data, its goal being to explain the functioning of a TAU from its creation to management and methodology, having in mind the social impact on the elderly’s quality of life.
URI: http://hdl.handle.net/10451/18395
Designação: Mestrado em Cultura e Comunicação
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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