Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18410
Título: Liberdade, acaso e ironia : isolamento de recursos da improvisação com potencial formativo em contexto de trabalho inter-artístico
Autor: Leão, Graça, 1959-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2015
Criação artística
Teatro
Performance
Multimédia
Ensino artístico
Trabalho em grupo (Método Pedagógico)
Data de Defesa: 2015
Resumo: A presente dissertação analisa e destaca o potencial da improvisação como ferramenta para relacionar pessoas a formas de ver e saber colectivo tendo em conta formas de relacionamento inter-artes. O presente estudo tem por base a busca de elementos estruturais comuns à improvisação interdisciplinar em grupos através do uso de uma sintaxe e conteúdos comuns que permitam a construção de produtos artísticos, baseados na colaboração de artistas com formações artísticas diversas, na construção de discursos artísticos multidisciplinares, com recurso a jogos de improvisação colectiva, trabalhados directamente em espaços públicos ou a nível da formação artística. Dela resulta, numa primeira fase, uma consulta a referências teóricas com exemplos de experiências de improvisação nos campos da expressão oral e escrita, expressão musical e sonora, na expressão corporal e ainda no domínios das expressão das artes visuais. Este suporte teórico aborda também exemplos de exploração de projectos de colaboração bi e multidisciplinar entre artistas das expressões artísticas referidas. A exposição escrita é amplamente documentada por elementos comprovativos - gráficos, fotografias, registos de vídeos e quadros comparativos - dela constando também a apreciação do estudo de caso que foi acompanhado por observação directa, do grupo de teatro “Cena Múltipla” na construção de duas peças de teatro com base no recurso a improvisação aplicada à construção de um guião. Apresentação dos dados recolhidos termina com a proposição de estratégias comuns a desenvolver na dinamização de espaços de trabalhos a construir que sejam por si dedicados ao desenvolvimento de actividades de partilha de experiências, aprendizagem ou desenvolvimento de projectos criativos com base na prática da improvisação colectiva inter - artística. As considerações finais deixam em aberto o aprofundamento futuro das possibilidades de aplicação prática real desses processos aqui estudados.
This thesis underscores and gauges the potential of group improvisation as a tool to gather and engage individuals in collective ways of seeing and learning propitiated by interrelated art forms. The study undertaken here is based on a search for structural elements common to group improvisation situations through the use of a syntax and of common content which allow (1) the construction of artistic products based in collaborations between artists with diverse backgrounds, (2) the construction of multidisciplinary artistic discourses with resort to games of collective improvisation and (3) the production of live works in public spaces as well as artistic learning opportunities. Within this research effort, in a first phase, a survey of theoretical resources was undertaken documenting examples of past experiments improvisation within the domains of oral and written communication, musical and sound expression, body movement and also within the visual arts. This theoretical repository also includes examples of bi-disciplinary and multidisciplinary collaboration between artists active in the different domains of artistic expression mentioned. The written exposition is supplemented by documental evidence — graphs, photos, video capture and comparison tables — also including an account of the case study effected under direct appreciation of the Theater Group “Cena Múltipla” while developing two theater pieces through the direct use of improvisation in the scripting of the play. The presentation of the data collected closes with the proposal of common strategies to be implemented in spearheading the construction and allocation of work spaces dedicated to the development and sharing of experimental activities, leaning initiatives and creative projects based in the practice of collective inter-media improvisation. The final considerations leave open to future exploration the manifold application in the real world of the processes and techniques researched in this work.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Multimédia), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2015
4 DVD com anexos (apenas disponíveis na Biblioteca da FBAUL), com a cota CDA 179 (1), (2), (3) e (4)
URI: http://hdl.handle.net/10451/18410
Designação: Doutoramento em Belas-Artes
Aparece nas colecções:FBA - Teses de Doutoramento

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