Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18425
Título: Auto-regulação emocional em crianças e adolescentes com ou sem diabetes
Autor: Carvalho, Mónica Dultra
Orientador: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Palavras-chave: Auto-regulação
Bem-estar psicológico
Satisfação com a vida
Diabetes
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente estudo insere-se numa investigação mais vasta com o propósito de traduzir e adaptar o Questionário de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) para a população portuguesa, tendo como objectivos específicos: (1) estudar as propriedades psicométricas do ERQ-CA, a fim de colmatar a necessidade de um instrumento que avalie as estratégias de auto-regulação em crianças e adolescentes portugueses, (2) verificar qual a relação entre estratégias de auto-regulação emocional, bem-estar psicológico e satisfação com a vida em crianças e adolescentes com diabetes, uma vez que esta doença obriga a adaptações que envolvem grande gestão emocional e, (3) investigar a influência da diabetes na utilização de estratégias de auto-regulação emocional e nos níveis de bem-estar psicológico e satisfação com a vida. A amostra é constituída por 732 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, subdivididos em duas subamostras: presença e ausência de diabetes, constituídas por 32 e 700 participantes, respectivamente. A recolha de dados realizou-se através da aplicação de três questionários: a tradução do Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes (EBEPA) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Os resultados demonstram que o ERQ-CA assume uma estrutura diferente na população portuguesa. Foram ainda encontradas correlações significativas entre as três variáveis, o que vem corroborar estudos anteriores. Por fim, não foram encontradas diferenças entre ambos os grupos, o que parece indicar que a presença de diabetes parece não ter influência quer nas estratégias de auto-regulação utilizadas, quer nos níveis de bem-estar e satisfação com a vida.
This study is part of a wider investigation with the purpose of translating and adapting the Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) for the Portuguese population, with the following objectives: (1) to study the psychometric properties of ERQ- CA, in order to fill the need for an instrument to assess the strategies of self-regulation in portuguese children and adolescents, (2) determine how the strategies of emotional self-regulation relate to the psychological well-being and the satisfaction with life in children and adolescents with diabetes, since this disease requires adaptations involving great emotional management, and (3) investigate the influence of diabetes on the use of strategies for emotional self-regulation and levels of psychological well-being and life satisfaction. The sample consists of 732 children and adolescents aged between 10 and 18 years, divided into two subsamples: the presence and absence of diabetes, consisting of 32 and 700 participants, respectively. Data collection took place through the application of three questionnaires: the translation of Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA), the Scale for Psychological Well-Being for Adolescents (EBEPA) and the Scale of Life Satisfaction (ESV). The results show that the ERQ-CA assumes a different structure in the Portuguese population. Were still found significant correlations between the three variables, which corroborates previous studies. Finally, no differences between both groups were found, which seems to indicate that the presence of diabetes appears to have no influence either on self-regulation strategies used, either in levels of psychological well-being and life satisfaction.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18425
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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