Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18427
Título: Desenvolvimento profissional de professores : especificidades na transição para a formação de adultos
Autor: Carvalho, Ana Isabel Machado, 1980-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional - Professores
Necessidades de formação
Formação de adultos - Portugal
Dissertação de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A escola e particularmente a ação educativa dos professores sofreram nas últimas décadas alterações profundas, por efeito de mudanças políticas, económicas e sociais conhecidas. A Formação de Professores, embora tenha iniciado reformas para preparar os professores para as novas exigências (professor investigador, reflexivo, colaborativo e comprometido), não parece ter acompanhado essas mudanças no caso dos professores que entretanto foram chamados a exercer a docência no quadro da formação de adultos, desconhecendo-se as suas necessidades de formação bem como os efeitos disso no seu desenvolvimento profissional. O presente estudo centra-se nesta problemática e constitui seu propósito principal conhecer especificidades nas trajetórias profissionais e no desenvolvimento profissional destes professores, que exercem a sua atividade no ensino regular e na formação de adultos, fazendo emergir do seu discurso expectativas relativas à profissão, bem como a sua representação das competências-chave necessárias a este novo espaço de trabalho e também os principais fatores de influência que estas experiências de trabalho têm no seu desenvolvimento profissional. Assumindo-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa de recolha e análise de dados, o estudo, de índole exploratória, integra a participação de seis professores que têm experiência em ambos os subsistemas referidos, aos quais foram aplicadas entrevistas semi-diretivas, posteriormente sujeitas a análise de conteúdo. As conclusões do estudo apontam para o desenho de um perfil de professor que se desenvolveu muito influenciado pela experiência, pelas oportunidades informais de socialização e outras mais formais de aprendizagem. Salienta-se também a influência de fatores de natureza política e de gestão da educação, nas lógicas de sentido e nas conceções dos participantes acerca do seu desenvolvimento e mudança. Entende-se que esta investigação pode contribuir para um olhar mais sustentado da profissão de professor, promovendo a reflexão sobre as suas práticas e consequentes propostas de novos desenvolvimentos.
In the last decades, due to well-known political, economical and social reasons, schools, and teachers’ work in particular, have undergone significant change. Teacher Training institutions have already started implementing the necessary reforms in order to prepare teachers for the new challenges (researcher, reflexive and committed teacher). However, they seem to have failed to address those teaching in Adult Education programmes: what their training needs are and how the lack of training is affecting their professional development. This study tackles these issues and aims to identify the idiossincracies of teachers working in both general and adult education programmes, focusing on their professional development and careers, by listening to their opinions and expectations about the subject, asking them about the key skills needed when teaching adults and how this experience has influenced their professional development. Based on the qualitative research method, this study collected and analyzed data from interviews with six teachers who have been working in both general and adult education courses. These semi-structured interviews were later subject of a content analysis. The conclusions of this study point to a profile of an adult education teacher much influenced by experience, by informal social opportunities and more formal learning ones. Events related to policy change and education management have also shown to have a great influence in the participant’s conceptions of their own professional development. This research will hopefully contribute to shed more light on the teaching profession, promoting the discussion about its practices and future possibilities.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18427
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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