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Título: Concurso POLARACT- mensagem polar : a promoção da ação sociopolítica de jovens sobre os problemas ambientais que afetam as zonas polares
Autor: Azinhaga, Patrícia Alexandra da Cruz Fialho
Orientador: Reis, Pedro, 1965-
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino
Regiões polares
Educação em ciências
Dissertação de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Os problemas sociocientíficos e socioambientais que a sociedade enfrenta atualmente têm vindo a reiterar uma Educação em ciências capaz de educar para uma cidadania ativa, responsável e eficaz. Neste contexto, o presente estudo pretendeu analisar as potencialidades do concurso ‘PolarAct – Mensagem Polar’ na promoção da ação sociopolítica dos jovens sobre os problemas que afetam as regiões polares. A investigação foi orientada no sentido de conseguir identificar as principais competências desenvolvidas pelos jovens e as dificuldades reveladas, bem como clarificar as apreciações feitas por aqueles e pelos professores responsáveis pelas equipas relativamente às tarefas propostas no concurso. O estudo realizou-­se no âmbito do projeto We Act, desenvolvido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estudo seguiu uma abordagem investigativa de orientação interpretativa. Como participantes, incluiu os alunos das 12 equipas a participar no concurso, de níveis de ensino entre o 2.º ciclo e o ensino secundário. No processo de recolha de dados fez-­se uso do inquérito por entrevista e da análise de documentos, optando-­se pela análise de conteúdo como metodologia de análise dos dados recolhidos. As fontes utilizadas para a recolha dos dados foram os jovens e as suas produções – escritas e multimédia; os professores responsáveis pela participação daqueles no concurso e a avaliação do júri do concurso. Os resultados obtidos revelam que a abordagem adotada no âmbito do concurso se revelou positiva na promoção da ação sociopolítica junto da maioria dos jovens, permitindo o desenvolvimento de competências de conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudinais e de ação sociopolítica. Os resultados levam a sugestões importantes como o apoio aos professores na implementação deste tipo de abordagem em contexto educativo, quer através de formação assim como pela participação em comunidades de prática.
Social-­scientific and environmental problems facing society today have been highlighting the need for a science education capable of educating for an active, responsible and effective citizenship. In this context, the present study sought to analyse the potential of the contest'PolarAct -­Message Polar' in the promotion of social-­political action of young people on issues that affect the polar regions.The investigation was oriented towards identify the key skills developed by young people and also their difficulties, as well as interpreting the observations made by them and by the teachers responsible for the teams in the competition. The study was performed within the scope of the project We Act, developed by the Institute of Education from the University of Lisbon. The study followed an investigative approach with an interpretative guidance. The participants were students in 12 teams participating in the competition, from different levels of education between 10 and 17 years old. The interview survey and document analysis was used for the data collection process, adopting the content analysis as a methodology for analyzing the data collected. The sources used for data collection were the students and their creations – written and multimedia; teachers responsible for the students participation in the contest and the evaluation by the selection board. The results show that the approach adopted within the scope of the contest has been positive in promoting social-­political action for the majority of the students, allowing the development of skills, of knowledge, reasoning, communication, attitudes and social-­political action. The results lead to important suggestions such as supporting teachers in the implementation of this approach in an educational context through training as well as the participation in communities of practice.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18464
Designação: Mestrado em Educação
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