Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18476
Título: Avaliação do uso de estratégias do controlo do desempenho em estudantes do 3º ciclo do ensino básico
Autor: Mendeiros, Sérgio Manuel Escudeiro
Orientador: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Palavras-chave: Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias volitivas
Desempenho escolar
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho insere-se num estudo mais alargado dentro da temática da auto-regulação da aprendizagem, que procura aprofundar e contribuir para o seu constructo e suas vantagens para o sucesso académico dos estudantes. Desta forma, tem como principais objectivos analisar as características psicométricas de um questionário (Questionário de Estratégias de Auto-regulação do Controlo do Desempenho) desenvolvimento por Lopes da Silva e Veiga Simão (2012), desenvolvido para avaliar o uso de diferentes estratégias de auto-regulação utilizadas pelos estudantes. Pretendeu-se também, após a análise do instrumento, correlacionar essas estratégias com o desempenho escolar de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. A amostra utilizada para a avaliação das características psicométricas é constituída por 219 alunos a frequentar o 7º, 8º, 9º e 10º ano de escolaridade, no ensino público português. Para correlacionar o questionário com o desempenho escolar dos alunos, utilizou-se uma amostra de participantes frequentando o 3º ciclo do Ensino Básico (n = 134 estudantes). Os resultados obtidos confirmaram o questionário como um instrumento fiável, com boas qualidades psicométricas. Foi também possível confirmar uma relação positiva entre o uso de estratégias do controlo do desempenho e o desempenho académico dos estudantes. Ainda que diferentes disciplinas exijam dos jovens diferentes tipos de estratégias de auto-regulação, todas parecem ser essenciais para uma aprendizagem eficaz. O questionário parece ser uma excelente ferramenta para a avaliação de estratégias do controlo do desempenho, dada a sua practicidade e potencialidade na avaliação e intervenção psicoeducacional.
This work is part of a wider study into the issue of self-regulated learning (SRL), seeking to deepen and contribute to its construct and its advantages to the academic success of students. Thus, the main aim is to analyze the psychometric characteristics of a questionnaire (Questionnaire of Self-Regulation Strategies of Performance Control) developed by Lopes da Silva and Veiga Simão (2012 ), developed to evaluate the use of different self-regulation strategies, including performance control strategies used by students. Further, after the analysis of the instrument, the use of strategies was correlated with school performance of students of the 3rd cycle of basic education. The sample used for the evaluation of the psychometric characteristics consists of 219 students attending the 7th, 8th, 9th and 10th grade of school in Portuguese public education. To correlate the questionnaire with the academic performance of students, a sample of participants who attended the 3rd cycle of basic education was used (n = 134 students). The results confirmed the questionnaire as a reliable instrument with good psychometric qualities. It was also possible to confirm a positive relationship between the use of performance control strategies and the academic performance of students. Moreover, different disciplines may require different types of self-regulation strategies, despite all being essential for effective learning. The questionnaire appears to be an excellent tool for evaluating performance control strategies, given its practicality and potential when used in psychoeducational assessment and intervention.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18476
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047274_tm_tese.pdf548,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie047274_tm_anexos.pdf671,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie047274_tm_anexo5.xlsx404,04 kBMicrosoft Excel XMLVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.