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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1886

Título: O ensino da estatística no 1º ciclo : um contributo para a formação de cidadãos críticos, activos e reflexivos
Autor: Rocha, Ana Luísa
Orientador: Carvalho, Carolina
Palavras-chave: Ensino da estatística
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A presente investigação pretende perceber como é que a Educação para a Cidadania e o Ensino da Matemática contribuem para a formação de cidadãos críticos, activos e reflexivos. O estudo foi desenvolvido no terceiro período do ano lectivo 2007/2008 numa escola oficial, do ensino regular, situada na margem Sul do Tejo, onde participaram 16 alunos do 3º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos. Tendo surgido a seguinte questão de investigação: “Como é que os alunos do 1º ciclo se envolvem na realização de actividades de natureza investigativa relacionadas com as suas práticas de Cidadania e conceitos Matemáticos – Organização e Tratamento de Dados? Na tentativa de analisar e compreender o problema de estudo, foram traçados os seguintes objectivos: a) Analisar estratégias de resolução apresentadas pelos alunos durante o estudo da actividade de natureza investigativa; b) Verificar a eventual ocorrência de evolução do desempenho dos alunos entre o 1º e o 3º momento; c) Identificar potencialidade/limitações desta forma de trabalho com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo enquadra-se num paradigma interpretativo de carácter qualitativo e está dividido em três momentos: 1º momento – prova de aplicação composta por tarefas semelhantes às que se encontram nos manuais escolares de matemática, para trabalhar o conteúdo programático - Organização e Tratamento de Dados; 2º momento – actividade investigativa que relaciona as práticas de cidadania dos alunos e os conteúdos programáticos – Organização e Tratamento de Dados; 3º momento – nova prova de aplicação para verificar eventual evolução nos desempenhos dos alunos. A investigadora assume o papel de participante durante a planificação, implementação e desenvolvimento dos três momentos do estudo. No final do estudo o resultado mais evidente de toda a investigação é o contributo que as actividades matemáticas de carácter investigativo têm na evolução dos desempenhos dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Este aspecto é confirmado quando comparamos os seus desempenhos na prova de aplicação do 1º momento, com a prova de aplicação do 3º momento. Além disso, e considerando a análise à realização da actividade de investigação, verificou-se uma evolução nos processos comunicativos dos alunos e uma transformação nas suas formas de trabalhar em grupo. This research intends to realize how the Education to Citizenship and the Teaching of Mathematics contribute to the formation of free, responsible and critical citizens. The study was developed in the third sentence of the academic year 2007/2008 in a official school, regular education, situated in the south side of river Tejo, where participated 16 students of the 3rd grade, between 8 and 11 years old. Arisen the following problem of study: How the students in the 1st cycle are involved in carrying out investigative activities related to their practice of citizenship and Mathematical concepts - Organization and processing of data. In the attempt to analyze and understand the problem of study, were outlined the following objectives: a) To analyze strategies for a resolution presented by the students during the study of investigative activity; b) Verify the possible occurrence of evolution in the performance of students between the 1st and the 3rd moment; c) Identify potentiality/limitations of this form of working with pupils of the 1st cycle of Basic Education. This study fits-if a paradigm interpretive of qualitative nature and is divided in three moments: 1st moment - proof application composed of tasks similar to those which are in textbooks of mathematics, to work on the content programmatic - Organization and Processing of Data; 2nd moment - investigative activity which relates the practice of citizenship of the students and the content programmatic - Organization and Processing of Data; 3rd moment - new evidence of the application to verify possible developments in the performance of pupils. The researcher assumes the role of participant during the planning, implementation and development of the three moments of study. In the end of the study, the more evident result throughout the research is the contribution that the mathematical activities of investigative character have in the developments of the performances in pupils of the 1st cycle of Basic Education. This is confirmed when comparing their performance on the proof for the application of the 1st moment, with the proof for the application of the 3moment. In addition, and considering the analysis of the implementation of the research activity, verified-if a profound changes in the communicative processe of the students in ways of group work.
A presente investigação pretende perceber como é que a Educação para a Cidadania e o Ensino da Matemática contribuem para a formação de cidadãos críticos, activos e reflexivos. O estudo foi desenvolvido no terceiro período do ano lectivo 2007/2008 numa escola oficial, do ensino regular, situada na margem Sul do Tejo, onde participaram 16 alunos do 3º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos. Tendo surgido a seguinte questão de investigação: “Como é que os alunos do 1º ciclo se envolvem na realização de actividades de natureza investigativa relacionadas com as suas práticas de Cidadania e conceitos Matemáticos – Organização e Tratamento de Dados? Na tentativa de analisar e compreender o problema de estudo, foram traçados os seguintes objectivos: a) Analisar estratégias de resolução apresentadas pelos alunos durante o estudo da actividade de natureza investigativa; b) Verificar a eventual ocorrência de evolução do desempenho dos alunos entre o 1º e o 3º momento; c) Identificar potencialidade/limitações desta forma de trabalho com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo enquadra-se num paradigma interpretativo de carácter qualitativo e está dividido em três momentos: 1º momento – prova de aplicação composta por tarefas semelhantes às que se encontram nos manuais escolares de matemática, para trabalhar o conteúdo programático - Organização e Tratamento de Dados; 2º momento – actividade investigativa que relaciona as práticas de cidadania dos alunos e os conteúdos programáticos – Organização e Tratamento de Dados; 3º momento – nova prova de aplicação para verificar eventual evolução nos desempenhos dos alunos. A investigadora assume o papel de participante durante a planificação, implementação e desenvolvimento dos três momentos do estudo. No final do estudo o resultado mais evidente de toda a investigação é o contributo que as actividades matemáticas de carácter investigativo têm na evolução dos desempenhos dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Este aspecto é confirmado quando comparamos os seus desempenhos na prova de aplicação do 1º momento, com a prova de aplicação do 3º momento. Além disso, e considerando a análise à realização da actividade de investigação, verificou-se uma evolução nos processos comunicativos dos alunos e uma transformação nas suas formas de trabalhar em grupo.
This research intends to realize how the Education to Citizenship and the Teaching of Mathematics contribute to the formation of free, responsible and critical citizens. The study was developed in the third sentence of the academic year 2007/2008 in a official school, regular education, situated in the south side of river Tejo, where participated 16 students of the 3rd grade, between 8 and 11 years old. Arisen the following problem of study: How the students in the 1st cycle are involved in carrying out investigative activities related to their practice of citizenship and Mathematical concepts - Organization and processing of data. In the attempt to analyze and understand the problem of study, were outlined the following objectives: a) To analyze strategies for a resolution presented by the students during the study of investigative activity; b) Verify the possible occurrence of evolution in the performance of students between the 1st and the 3rd moment; c) Identify potentiality/limitations of this form of working with pupils of the 1st cycle of Basic Education. This study fits-if a paradigm interpretive of qualitative nature and is divided in three moments: 1st moment - proof application composed of tasks similar to those which are in textbooks of mathematics, to work on the content programmatic - Organization and Processing of Data; 2nd moment - investigative activity which relates the practice of citizenship of the students and the content programmatic - Organization and Processing of Data; 3rd moment - new evidence of the application to verify possible developments in the performance of pupils. The researcher assumes the role of participant during the planning, implementation and development of the three moments of study. In the end of the study, the more evident result throughout the research is the contribution that the mathematical activities of investigative character have in the developments of the performances in pupils of the 1st cycle of Basic Education. This is confirmed when comparing their performance on the proof for the application of the 1st moment, with the proof for the application of the 3moment. In addition, and considering the analysis of the implementation of the research activity, verified-if a profound changes in the communicative processe of the students in ways of group work.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/1886
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