Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1928

Title: Reflexões sobre um percurso profissional
Authors: Mendonça, Lúcia Maria Lopes Barata
Advisor: Alves, Natália, 1958-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Profissão docente
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: O presente trabalho pretende esboçar um quadro teórico que percorre um caminho que tem como objectivo a compreensão da minha prática profissional, como professora e perspectivar o desenvolvimento da minha actividade futura, partindo de uma reflexão sobre a experiência adquirida. A partir das razões que me levaram a tornar professora, construo um ensaio sobre a minha prática lectiva, atravessando alguns períodos marcantes na história da educação, referentes ao final do século XX. Foi feita uma articulação com o ciclo de vida dos professores, dimensão que considerei interessante para a construção do meu aperfeiçoamento profissional. A experiência recolhida a partir dos cursos técnico-profissionais, do ensino recorrente, da educação e formação de adultos e, por fim a tutória, no âmbito do RVCC profissional são fases de um caminho, aquele que contribuiu para a pessoa que sou hoje. O acesso à formação dos adultos tornou-se uma realidade a partir da minha aproximação ao ensino recorrente e, posteriormente aos cursos de educação e formação de adultos. Por fim, é feita uma abordagem aos projectos que gostaria de vir a concretizar; quer ao nível do aperfeiçoamento científico quer, da formação de adultos. A partir das experiências vividas, ajudar a um melhor entendimento da realidade, facilitando o melhor desempenho da actividade de professor/formador no século XXI.
This paper aims to outline a theoretical framework that makes a journey that seeks the understanding of my practice as a teacher and plan the development of my future work, starting with a reflection on experience. From the reasons that led me to become a teacher, construct an essay about my teaching, going through some periods of remarkable historical perspective. It was made a connection with the life cycle of teachers, which I found interesting dimension to the construction of my professional development associated with the development. The experience gained from vocational courses, recurrent education, education and adult training and mentoring at RVCC are part of the same path, which contributed to the person I am today. Lastly, it made an approach to future projects focusing on new approaches that focus on what is to be a teacher / trainer in the century.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de Jovens e Adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/1928
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp035541_tm.pdf10.04 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE