Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/19933
Título: Avaliação das necessidades sócio emocionais na adolescência
Autor: Santos, João Miguel Soares Gomes Lopes dos
Orientador: Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Palavras-chave: Adolescentes - Psicologia
Avaliação das necessidades
Saúde mental
Bem-estar (Psicologia)
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta investigação pretendeu avaliar as necessidades sócio emocionais dos adolescentes. O estudo foi feito com uma amostra de alunos portugueses do ensino secundário artístico em Lisboa (N=183), de ambos os sexos, entre os 15 e os 19 anos. Consistiu na recolha de dados quantitativos através de questionários de autorrelato que avaliaram as competências sociais (Tromsø Social Intelligence Scale de Silvera, Martinussen, e Dahl, 2001), competências emocionais (Questionário de Competência Emocional de Taksic’, 2000), a saúde mental (Hospital Anxiety and Depression Scale de Zigmond e Snaith, 1983) e o bem-estar (Mental Health Continuum – Short Form de Keyes, 2008), assim como a recolha de dados qualitativos através de um focus group. Verificaram-se correlações positivas entre as competências sócio emocionais e a saúde mental, e o bem-estar. As competências sócio emocionais foram significativamente preditoras da saúde mental (.27>R2<.41) e do bem-estar (.26> R2<.48). Os resultados do focus group apontam para a preferência por parte dos participantes em falar mais sobre as relações sociais, com destaque para a construção de amizades e gestão dessas amizades, e a dificuldade que têm em gerir conflitos e a forma como negoceiam com os amigos os conflitos de interesses, abordando também a dificuldade em gerir as emoções negativas e a capacidade de ser responsável pessoal, ética e moralmente. Esta investigação permitiu assim preencher as lacunas acerca das competências e necessidades sócio emocionais dos adolescentes, servindo assim de base para eventuais programas de promoção de competências sócio emocionais que tenham os adolescentes como público-alvo.
This investigation aimed to assess the social and emotional needs of adolescents. 183 Portuguese students from an artistic high school in Lisbon, between the age of 15 and 19 years old, from both genders, participated in this study. The study consisted on collection of quantitative data from self-report questionnaires that evaluated social competencies (Tromsø Social Intelligence Scale, Silvera, Martinussen, e Dahl, 2001), emotional competencies (Emotional Skills and Competence Questionnaire, Taksic’, 2000), mental health (Hospital Anxiety and Depression Scale, Zigmond e Snaith, 1983) and wellbeing (Mental Healt Continuum – Short Form, Keyes, 2008), as well as qualitative data from focus groups. There were found positive correlations between social and emotional competencies, and mental health, and wellbeing. Social and emotional competencies were significantly predictive of mental health (.27>R2<.41) and wellbeing (.26> R2<.48). The results from focus groups indicate a preference on the part of participants to talk more about social relationships, with emphasis on building and management relationships, also of the difficulties managing conflicts, and the way they handle interest conflicts between friends, approaching as well the difficulty of managing negative emotions and the ability of being personally, ethically, and morally responsible. This study filled the gap about social and emotional competencies and needs, serving as a model for future social and emotional learning programs that have adolescents as their target.
Descrição: Tese de Mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/19933
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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