Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20006
Título: Espaços missionários transformados: a apropriação da terra pelos índios numa aldeia jesuítica da costa atlântica (século XVIII-XIX)
Autor: Viegas, Susana de Matos
Data: 2015
Citação: Viegas, S. M. (2015). Espaços missionários transformados: a apropriação da terra pelos índios numa aldeia jesuítica da costa atlântica (século XVIII-XIX). Revista de Antropologia, 58(1), 69-104. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/102100/100516
Resumo: Neste artigo proponho uma análise da territorialidade vivida pelos índios que habitavam na vila de Olivença (sul da Bahia) no período colonial, à luz de enfoques trazidos pela etnografia contemporânea. Mostro que a própria política missionária de !xação criou espaços transformados – tanto da mata e dos locais onde os índios cultivavam as suas roças como da própria sede da missão – que conseguimos configurar como territorialidades numa historicidade ameríndia. Serão principalmente exploradas visões da territorialidade a partir da posse e da responsabilidade individual !nita em cuidar do espaço. O artigo visa contribuir para o alargamento da história das territorialidades ameríndias, partindo dos regimes de posse que resultam desta articulação entre os projetos territoriais coloniais e as vivências e apropriações ameríndias do espaço.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/20006
Versão do Editor: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/102100/100516
Aparece nas colecções:ICS - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_SMViegas_Espacos_ARI.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.