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Título: Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais
Outros títulos: A critique of the information economy in the age of digital media
Autor: Garcia, José Luís
Palavras-chave: Media digitais
Sociedade da informação
Data: 2015
Editora: Universidade de São Paulo
Citação: Garcia, J. L. (2015). Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais [A critique of the information economy in the age of digital media]. Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, 4(1), 178-186. doi: 10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233
Resumo: Colocando no centro as novas tecnologias da informação, este artigo procura oferecer uma breve interpretação crítica do processo que, nos limiares do século XXI, tem revolvido a economia, a tecnologia, a comunicação e a sociedade. Argumenta-se que a nova realidade se encontra estabelecida por duas dinâmicas que se cruzam: as novidades tecnológicas permanentes nas formas de criação e distribuição de comunicação e informação; e as tendências econômicas orientadas para a transformação de importantes dimensões do conhecimento, da cultura e da comunicação, reduzidos à forma digital em produtos destinados para um mercado global, competitivo e repleto de novas possibilidades de crescimento. O processo que vários apelidam de informacionalização da sociedade intensifica a mercantilização crescente dessas esferas, doravante povoadas por conceitos como criatividade, inovação e competitividade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/20137
DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233
Versão do Editor: http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/102233
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