Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20159
Título: STOPBULLY: jogo sério para prevenir o bullying e promover a empatia
Autor: Raminhos, Cátia Sofia Campos
Orientador: Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-
Palavras-chave: Bullying
Jogo sério
Observadores
Vítimas
Unity3D
Trabalhos de projecto de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O bullying é um problema real e grave que acarreta severas consequências para os jovens envolvidos diretamente nestas situações. Os Jogos Sérios têm dado provas da sua eficácia terapêutica em problemas na área da resolução de conflitos, indicadora de um potencial ainda a explorar em abordagens destinadas a atenuar o problema da agressão entre pares, na escola e fora dela. Neste projeto desenvolvemos um Jogo Sério, para jovens dos 10 aos 12 anos, que tem como objetivo promover a empatia como meio de prevenção do bullying, ajudando as vítimas e os observadores destes episódios agressivos a aumentarem os seus conhecimentos e a treinarem diferentes estratégias, com vista a uma mudança de atitude e comportamento quando confrontados com este tipo de situações. A pertinência desta proposta assenta na elevada prevalência de comportamentos de bullying e na falta de eficácia das intervenções existentes. O jogo apresentado é portável para diversas plataformas (tablet, PC), oferece flexibilidade na escolha dos cenários e do papel a desempenhar durante o jogo. As decisões tomadas pelo jogador têm efeitos evidentes nos níveis subsequentes do jogo. A terapia/prevenção com este jogo pode ter lugar na escola ou em consultório, na presença do professor ou terapeuta, mas é extensível para fora deste espaço, pois o jogador pode jogá-lo de forma autónoma em qualquer lugar. Todas as sessões de jogo geram informação que é registada numa base de dados para posterior análise. Implementou-se ainda uma Aplicação de BackOffice integrada com o jogo, para apoiar o profissional nas tarefas de monitorização dos jogadores. Através das validações e avaliações que foram realizadas, verificou-se a potencialidade desta solução na prevenção do bullying e como ferramenta auxiliar de terapia. O Jogo Sério foi bastante apreciado pelos jovens e permitiu uma absorção de algumas estratégias de prevenção de bullying. A aplicação de BackOffice foi bastante aceite e apreciada pelos psicólogos que participaram nos testes. Os pequenos problemas encontrados e as sugestões de trabalho futuro devem ser usados para evoluir ambas as ferramentas.
Bullying is a real and serious problem with severe consequences especially for the young victims of this phenomenon. Serious Games have proven their effectiveness in therapeutic approaches to problems within the conflict resolution domain, thereby revealing a potential to be explored in the mitigation of peer aggression in and outside school. In this project we developed a Serious Game, for young people aged 10 to 12 years, aiming at promoting empathy as a mean to prevent bullying; the rationale for prevention is that by helping victims and observers of these aggressive episodes to improve their skills and to practice different strategies towards bullying, they will be training and improving their behavioral competences for real bullying situations. This project is an answer both to the high prevalence of bullying and to the lack of effective interventions focused on this problem. The game runs on different platforms (tablet, PC), provides flexibility in the choice of scenarios and in the game playing role. Player’s decisions have obvious effects in the subsequent levels of the game. The treatment or intervention resorting to this game may take place at the therapist’s office, the school or in an independent manner. In every game session a data set is recorded for later analysis. We also implemented a Back Office application integrated with the game to support the work of the therapist or of the researcher. Through the validations and assessments that we held, we found that the current solution has potential in prevent bullying and as a therapy auxiliary tool. The Serious Game was appreciated by young people and it allowed an absorption of some bullying prevention strategies. The BackOffice application was widely accepted and appreciated by psychologists who participated in the assessments. The small problems encountered and the suggestions of future work should be used to evolve both tools.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20159
Designação: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Engenharia de Software)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

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