Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20208
Título: O ensino a distância no apoio a alunos em situação de internamento com recurso às tic : proposta de parceria com um hospital
Autor: Azevedo, Isabel Maria da Silva Matos, 1969-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Internamento hospitalar
Ensino à distância
Acompanhamento pedagógico
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A hospitalização da criança é uma experiência que leva à mudança de rotinas diárias, isolando-a e impedindo-a de levar por diante alguns dos seus projetos e convicções. A sua falta de assiduidade, na escola, mesmo por um curto período de tempo, é muito significativa e poderá traduzir-se numa perda de conhecimentos e de autoestima que poderão ser minimizados graças à intervenção conjunta da escola e do hospital. Este trabalho identifica o problema e constitui-se num projeto que se destina a ser aplicado nas instituições de saúde e educação, proporcionando uma continuidade pedagógica, afetiva e educativa à criança ausente da escola por motivos de saúde e por um curto período de tempo. A metodologia utilizada é a combinação de análise documental (bibliografia consultada) com os resultados da análise dos dados recolhidos através das entrevistas. O presente trabalho é o resultado da vivência de situações por parte da pesquisadora, onde alguns dos seus alunos foram internados por um período de tempo igual ou superior a quinze dias, sem que esta tenha conseguido dar resposta ao afastamento dos mesmos, face à instituição escolar. São analisados e discutidos os conceitos de ensino a distância e de ferramentas digitais e a forma como estes conceitos poderão ser aplicados nas relações pedagógicas, afetivas e educativas das crianças/jovens internados, com os colegas e professores da turma. De referir que o objetivo é sempre facilitar e tornar a recuperação da criança/jovem menos dolorosa e dar continuidade às aprendizagens, tendo sempre em atenção as limitações causadas pelo estado clínico da criança/jovem. O recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação, através do ensino a distância, bem como a ferramentas digitais, constitui um elemento fundamental ao equacionar respostas para a situação identificada.
The hospitalization of children is an experience that leads to a change in daily routines, isolating and preventing them from taking on some of their projects and convictions. Their absence from school, even for a short period of time, is very significant and can result in a loss of knowledge and self-esteem that can be minimized thanks to the joint intervention of the school and the hospital. This work identifies the problem and constitutes a project that is intended to be applied in health and education institutions, providing educational and emotional continuity when the child misses school for medical reasons and for a short period of time. The methodology used is a combination of documentary analysis (consulted bibliography) with the results of the analysis of data collected through interviews. This work is the result of the experience of situations by the researcher, where some of his students were admitted for a period of time equal to or more than fifteen days, without being able to respond to its remoteness, against the educational institution. The concepts of distance learning and digital tools and how they can be applied in the educational and emotional relationships between children / teenagers, with their colleagues and class teachers are analyzed and discussed. Notice that the main goal is always facilitate the recovery of the child / young person and make it easier and less painful to procede with the learning process, bearing in mind the limitations caused by the child / young person´s clinical condition. The use of Technologies of Information and Communication, through distance learning and digital tools, is a key element when considering responses to the identified situation.
Descrição: Trabalho de projeto, Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20208
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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