Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20218
Título: Software livre para a criação de recursos educativos digitais destinados a mobile learning
Autor: Garcês, Emanuel Filipe Fernandes, 1982-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Recursos digitais
Recursos educativos
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A tecnologia digital evolui de uma forma extremamente rápida, esta velocidade tem transportado o conhecimento a quase todos recantos do planeta. A educação, como um dos pilares da sociedade tem tido por isso que adaptar-se e tirar partido da evolução aproveitando as vantagens da globalização e minimizando as suas desvantagens Um dos desenvolvimentos das últimas décadas, os Recursos Educativos Digitais, são atualmente criados e utilizados pelos diversos intervenientes no processo de aprendizagem, recorrendo a ferramentas específicas para a criação dos mesmos. No entanto, a criação de Recursos Educativos Digitais, destinados a dispositivos móveis, de momento não é um processo simples ou intuitivo, sendo necessário um esforço consciente, particularmente na aquisição de conhecimentos ligados à área da programação para conseguir desenvolver com sucesso conteúdos passíveis de serem utilizados num dispositivo móvel. Este trabalho pretendeu de uma forma científica apoiar o desenvolvimento de uma aplicação que consiga responder a esta necessidade. Para o fazer deu-se início a um processo que permita confirmar a existência desta necessidade e em conjunto com aqueles que produzem Recursos Educativos Digitais, obter uma lista de prioridades de desenvolvimento. Após uma análise dos dados obtidos, as informações obtidas foram utilizadas no desenvolvimento de uma aplicação, que recorrendo à tecnologia mais adequada à tarefa em causa, foi utilizada para dar forma, não física mas virtual, a uma aplicação que pretende permitir aos seus utilizadores a criação, de uma forma simples e intuitiva, de Recursos Educativos Digitais passiveis de uma utilização num contexto de Mobile Learning.
Digital technology evolves in an extremely fast way, this speed allows for the spread of knowledge to almost every corner of the planet. Due to this, Education as one of the pillars of society has had to adapt and take advantage of this evolution seizing the advantages of globalization and minimizing its disadvantages. One of the developments of the last decades, Digital Educational Resources, are currently being created and used by the stakeholders in the learning process, using specific tools for this creation process, yet the creation of Digital Education Resources destined to mobile devices is not, currently, a simple or intuitive process, one has to make a conscious effort, especially to obtain programming knowledge to be able to develop, with success, contents capable of being used in a mobile device. This work aimed to, in a scientific way, support the development of an application that can fulfil this necessity. To achieve this the process of confirming the existence of this necessity was started, and in conjunction with the content creators a list of developments priorities was obtained. After an data analysis and taking advantage of the most adequate technology to the task at hand, this information was used in the development of the application to shape, not in a physical but virtual way, the tool so that it allows its users to create Digital Educational Resources capable of being used in a mobile learning context, in a simple and intuitive fashion.
Descrição: Tese de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20218
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047371_tm.pdf925,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.