Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20221
Título: As potencialidades dos sistemas agrários : uma proposta didática
Autor: Carvalho, Teresa Maria Abreu de, 1972-
Orientador: Reis, João Faustino Silva
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Espaço rural
Educação ambiental
Sistema agrícola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório, integrado no Mestrado em Ensino de História e Geografia, apresenta a prática supervisionada de ensino na disciplina de Geografia. A conceção, implementação e avaliação da unidade didática a que foi dado o título - As potencialidades dos sistemas agrários, dirigida aos alunos do 11.º G, na Escola Secundária de Alcochete, foi desenvolvida no âmbito do tema As áreas rurais em mudança. A literatura sobre as Áreas Rurais, o entendimento de como deve ser a Geografia Escolar, bem como o seu potencial na Educação Ambiental, contribuíram para transformar em potencialidades aquilo que o programa ainda designa por fragilidades. Apresenta-se o espaço rural português, suas características e principais bloqueios ao seu desenvolvimento, no domínio da produção, transformação e comercialização. No entanto, pela positiva, expõem-se, também, as formas de potencializar o setor agrário, dando particular importância à revitalização das áreas rurais, através da exploração das suas potencialidades endógenas e da diversificação das suas estruturas produtivas. Este tema reúne as finalidades da Educação Geográfica e da Educação Ambiental realçando a importância da salvaguarda da biodiversidade e dos recursos naturais na boa gestão da interação das atividades humanas e do ambiente. Consideraram-se as orientações metodológicas sugeridas nos documentos oficiais para a geografia bem como as propostas educacionais resultantes de diversas teorias da educação como as cogntivistas, construtivistas e humanistas. Neste sentido foram planeadas diversas experiências educativas e recursos didáticos consubstanciados numa sequência de sete aulas, segundo metodologias de ensino ativas, que consistiram na problematização do real através da leitura de notícias, visionamento de documentário e realização de trabalho de grupo. Identificaram-se, no final, alguns aspetos que devem ser alvo de uma reflexão: a importância (eficácia) da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e o reconhecimento de que é necessário continuar a promover experiências educativas que proporcionem aos alunos o desenvolvimento do sentido crítico e reflexivo, contribuindo para a formação de cidadãos geograficamente competentes.
This report, integrated in the master's degree in History and Geography Teaching, is devoted to the supervised practice of teaching the subject of Geography. The conception, implementation and evaluation of the didactic unit were developed under the theme “Transformations in rural areas”. The didactic unit was named “The potentialities of the agrarian systems” and was lectured to the students of the 11th grade, Class G, in Escola Secundária de Alcochete, Taking into account the literature published on Rural Areas, the intrinsic aspects of teaching Geography and its potential in Environmental Education, the weaknesses of the Portuguese Rural Areas were transformed in potentialities. The Portuguese rural scenery was introduced, as well as its characteristics and the main obstacles to its development, in the domain of production, transformation and commercialization. Furthermore, solutions to improve the agrarian sector were presented, focusing on the revitalization of the rural areas, through the exploitation of its endogenous potentialities and of the diversification of its productive structures. This theme combines the goals of the Geographical Education and of Environmental Education enhancing their relevance to preserve the biodiversity and the natural resources, as well as human activities. The methodologic orientations suggested by the official documents related with Geography were taken into consideration, as well as the input of several theories of education, namely cognitive, constructive and humanist. Several educational activities and didactic resources were planned and a sequence of seven classes was created, focusing on the need to problematize what surround us through the reading of news articles, viewing of documentaries and group work. Finally, some of the aspects that warranted reflection were identified: the importance (efficiency) of the formative evaluation in the process of teaching-learning and the acknowledgement of the necessity to endure the educational promotion of experiences that allow students to develop their critical faculties, contributing for the creation of geographically informed citizens.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20221
Designação: Mestrado em Ensino
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