Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20236
Título: Avaliação psicológica da criança : método do desenho e narrativa em seis partes
Autor: Gomes, Ana Sofia Pinela
Orientador: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Técnicas projectivas
Desenho
Resolução de problemas
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A presente investigação, de caráter exploratório e qualitativo, pretende desenvolver uma adaptação do Six Part Story Method (6-PSM) à população infantil, segundo uma abordagem cognitiva-comportamental e integrativa, numa amostra não-clínica. O 6-PSM é uma técnica projetiva centrada na produção de desenho e narrativa, que procura levar o indivíduo a criar progressivamente uma história ficcionada, com posterior utilidade tanto na avaliação como na intervenção psicoterapêutica. Os estudos recentes sugerem que a partir desta técnica é possível conhecer a forma como o indivíduo organiza os seus processos psicológicos e dá sentido ao mundo. Também é possível compreender quais as principais áreas de conflito e que recursos utiliza perante situações de stress. Deste modo, procura-se compreender qual a utilidade da sua adaptação, como método de avaliação não-diretiva, no apoio ao processo de avaliação e intervenção psicoterapêutica com crianças. Os dados da presente investigação foram recolhidos a partir de uma amostra com um total de 25 participantes de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 7 os 8 anos. Os dados obtidos foram analisados com base numa metodologia qualitativa a partir sobretudo de um processo indutivo de análise de conteúdo de tendências de resposta, de modo a construir um sistema categorial. Os resultados da presente adaptação, designada de Método do Desenho e da Narrativa em Seis Partes – Versão para Crianças (MDN-6P-C), revelaram que este permite a autorrepresentação infantil, autoexpressão e exteriorização pessoal, constituindo-se num meio de construção de significado da experiência e de reconstrução de alternativas e possibilidades futuras. O MDN-6P-C permitiu revelar como a criança se vê em relação a si própria, aos outros e ao mundo, possibilitando a projeção do seu mundo interno e dos seus conflitos, e aponta para uma grande utilidade na fomentação de um contexto facilitador da relação terapêutica. O MDN-6P-C parece revelar utilidade clínica como método avaliativo e interventivo em psicoterapia com crianças.
This study, exploratory and qualitative, aims to develop an adaptation of Six Part Story Method (6-PSM) to the child population, according to a cognitive-behavioral and integrative approach in a non-clinical sample. The PSM-6 is a projective technique centered on the drawing and production of narrative, which seeks to bring the individual to gradually create a fictional story, with subsequent use in both assessing and psychotherapeutic intervention. Recent studies suggest that from this technique it is possible to know how the individual organizes their psychological processes and gives meaning to the world. It is also possible to understand what the main areas of conflict and resources used in situations of stress. Thus, we seek to understand the use of this adaptation as a method of non-directive assessment, supporting the assessment and psychotherapeutic intervention with children process. The data of this research were collected from a sample with a total of 25 participants from Portuguese nationality aged between 7 to 8 years. The obtained data were analyzed based on a qualitative methodology mainly by intuitive processing of response tendency content to build a categorical system. The results of this adaptation, designed Método do Desenho e da Narrativa em Seis Partes – Versão para Crianças (MDN-6P-C), revealed that this allows the child self-representation, self-expression and personal manifestation, becoming a way of building meaning reconstruction and the experience of alternative and future possibilities. The MDN-6P-C has revealed how the child sees itself, others and the world, enabling the projection of his inner world, its conflicts, and points to a large utility in fostering an environment of facilitator therapeutic relationship. The MDN-6P-C seems to reveal a clinical utility as evaluative and interventional method in psychotherapy with children.
Descrição: Tese de Mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20236
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado



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