Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20238
Título: "Promover a cidadania vivenciando a interculturalidade num centro de atividades de tempos livres"
Autor: Farinha, Joana dos Santos
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Cultura
Valores - Portugal
Apoio às famílias
Tempos livres
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do segundo ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação na área de especialização em Educação Intercultural. O estágio decorreu na Empresa Vitaminar Unipessoal Lda,, em Paço d’Arcos, no Concelho de Oeiras, onde desempenhei as funções de técnica de atividades lúdicoexpressivas das valências de Atividades de Animação e Apoio à Família – AAAF e de Componente de Apoio à Família – CAF. Neste relatório de estágio pretendo destacar as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo de nove meses, bem como os processos de organização e as dinâmicas em que me envolvi desde a escolha do contexto de intervenção, as atividades realizadas bem como as relações estabelecidas com a comunidade e os seus intervenientes. Ressalto o projeto de estágio “Um desafio na pedagogia intercultural” que consistiu num projeto criado de raiz, idealizado, estruturado e implementado no âmbito da valência da CAF (Componente de Apoio à Família) na Escola Básica de Sampaio, no Concelho de Sesimbra, numa perspetiva de expansão da empresa e de implementação de nova estrutura de ocupação de tempos livres na escola, pois consistiu na organização de uma valência que não existia nesta escola. Ao longo do relatório, saliento a importância da educação intercultural, considerando a importância da diversidade e de cada um como parte integrante de um todo, e insistindo para a necessidade de promover as competências interculturais.
This internship report forms part of the second cycle of studies leading to a Master Degree in Science of Education in the area of Intercultural Education. The internship took place at the “Vitaminar Unipessoal Lda Company”, in Paço d'Arcos, in the municipality of Oeiras. There, I carried out practical duties in the area of Ludic and Expressive activities within the department of Component Family Support. In this internship report I intend to focus on the learning and knowledge acquired through those nine months, as well as the processes of organisation and the dynamic where I became involved since the choice of the intervention context, the activities carried through as well as the relations established with the community and its intervening ones. I'm emphasizing the "A Challenge in Intercultural Pedagogy" project that was idealised, structured and implemented from scratch, within the department of CFS (Component Family Support) in Sampaio Primary School, part of Sesimbra's council. The project focused on the improvement and expansion of a department which didn't existed in this school. During this assessment I tend to focus on the intercultural education by giving special importance to the diversity of each one as part of a whole highlighting the need of intercultural competences.
Descrição: Relatório Final de Estágio, Educação (Área de especialização em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20238
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047353_tm.pdf5,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.