Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20239
Título: A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
Autor: Martins, Andreia Sofia Nunes, 1976-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Professores - Formação
Tecnologias da informação e da comunicação
Aprendizagem
Educação - Pedagogia
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O relatório de projeto relata várias experiências realizadas no âmbito do Projeto TACCLE2, projeto este que atua a nível europeu e que tem como principal objetivo a criação de atividades com tecnologias para os professores das diferentes áreas utilizarem com os seus alunos. Partindo da constatação da fraca utilização das tecnologias digitais nas escolas e da desadequada formação contínua de professores ao objetivo de preparar convenientemente os mesmos para o uso pedagógico das TIC, o trabalho de projeto aqui relatado pretendeu desenvolver estratégias e materiais que contribuíssem para a adequada formação de professores no uso das tecnologias digitais nas suas práticas letivas. Uma adequada formação neste âmbito é fundamental pois, mais do que competências tecnológicas, os professores deverão ser capazes de refletir criticamente acerca das tecnologias digitais e das suas possibilidades de educação pedagógica, de modo a desenvolverem uma estratégia educativa centrada no aluno, em que o mesmo desempenhe um papel ativo na construção do conhecimento. Deste modo, e tendo em conta a problemática em questão, pretendeu-se aqui o desenvolvimento de várias estratégias que conduzissem à modificação das práticas escolares através da utilização pedagógica das TIC.
This research project was collaboration for the TACCLE2 Project, which operates at a European level and aims to create activities with technology for teachers from different areas to be used with their students. Based on the observation of a low rate of use of technologies in schools and the inadequate teachers training in order to properly prepare them for the pedagogical use of ICT, the project presented here pretends to develop strategies and materials that contribute to a rich formation of teachers in the use of digital technologies in their practice. Adequate training in this area is fundamental because more than technological skills, the teachers should be able to reflect critically about digital technologies and their possibilities of pedagogical education, in order to develop an educational strategy centered on the student, in which it plays an active role in the construction of knowledge. Thus, taking into account the problems in question, here we have tried to develop strategies that lead to changes of school practices through the educational use of ICT.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20239
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047351_tm.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.