Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20240
Título: Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Autor: Silva, Ana Filipa Sobrado e
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Mesquita, Mônica
Palavras-chave: Educação intercultural
Educação comunitária
Educação popular
Transdisciplinaridade
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: No presente relatório apresenta-se as atividades desenvolvidas no estágio que se realizou no âmbito do segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Intercultural. Relata-se um projeto de estágio, no campo da Educação Comunitária, cuja exposição se apoia na revisão de literatura relevante sobre o tema, com vista a uma dimensão interpretativa das dinâmicas sociais, nas quais participam as comunidades locais. Este trabalho expõe o desenvolvimento de uma escola voluntária, onde o papel do educador e do educando se fundem. Através de uma abordagem etnográfica crítica apresentam-se as etapas e atividades deste projeto, evidenciando aprendizagens e experiências dos participantes, incluindo da autora do presente relatório, apoiando-me num quadro teórico específico. A escola voluntária surgiu no seguimento da tarefa de Alfabetização Crítica, estabelecida pelo Projeto Fronteiras Urbanas, criando impacto no desenvolvimento da comunidade, através da manifestação de saberes populares e científicos, emergindo uma dinâmica de partilha e diálogo entre todos os participantes. Apresento, também, a minha experiência enquanto educadora de Inglês, demonstrando o processo e reflexões destas sessões. A partir das atividades de estágio, reflito sobre emoções, sentimentos e receios vivenciados nesta jornada.
The following paper shows the activities developed during the internship made under the second cycle of studies leading to Master’s Degree in Science of Education, specializing in Intercultural Education. It reports a project, in the field of Community Education, based on relevant literature research, aiming for an interpretative point of view of social dynamics, in which the local communities take part. This paper presents a voluntary school’s development, where the educator and students’ role are merged. The steps and activities of this project are presented through a critical ethnographic approach, evidencing experiences and learning progress of the participants, including the author of this paper, based upon a specific theoretical baseline. This voluntary school was created after the task of Critical Alphabetization, established by the Urban Boundaries Project, making an impact in the community’s development, through the manifestation of popular and scientific knowledge, emerging a sharing and dialogue dynamic between all participants. I also present my experience as an English educator, showing the process and reflections about the sessions. Through these internship activities, I reflect about emotions, feelings and fears lived in this journey.
Descrição: Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20240
DOI: 201236117
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047349_tm_tese.pdf4,39 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie047349_tm_anexos.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.