Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20241
Título: O feedback dos professores e o envolvimento dos alunos na escola : um estudo com alunos do 9º ano
Autor: Avões, Patrícia Marques
Orientador: Carvalho, Carolina, 1960-
Palavras-chave: Feedback
Aprendizagens
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O feedback dado pelos professores às produções dos alunos é conside-rado por diversos autores como uma influência poderosa no modo como os alu-nos aprendem. Atendendo a que se tem verificado um interesse crescente na temática do envolvimento dos alunos nas escolas, uma vez que este é tido como uma solução para os baixos desempenhos académicos e para o abandono esco-lar que afetam muitas escolas, delineou-se o presente estudo para estudar os efeitos de um programa de intervenção, na área do feedback do professor, no envolvimento dos alunos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo averiguar se o uso de feedback escrito e eficaz promove o envolvimento dos alunos na escola e com-preender os progressos gerados quando os alunos estão sujeitos a um feedback intencional e sistemático do professor. A amostra era constituída por 91 sujeitos do nono ano de escolaridade, em contexto de sala de aula, na disciplina de Geografia, numa escola de Ensino Privado de Lisboa. A metodologia adotada foi um desenho quasi-experimental, com um gru-po de controlo e um grupo experimental, com pré-teste/pós-teste. A recolha de dados foi feita através do pré e do pós-teste, da recolha das duas versões de cada relatório elaborado e compreendeu ainda a recolha de documentos diver-sos, produzidos pela professora e pelos alunos. Os resultados obtidos apontaram que o uso de feedback escrito e eficaz promove o envolvimento dos alunos na escola, embora a níveis distintos, nas diferentes dimensões. Revelou-se, igualmente, de grande importância o uso de relatórios escritos onde se apelava à descrição de procedimentos, à justificação de opções e ao espírito crítico, proporcionando momentos de reflexão, com implicações no desenvolvimento de estratégias de autorregulação das aprendi-zagens dos alunos
Many authors regard student work feedback provided by teachers as a key part of learning. The importance of students becoming more engaged in school activities is widely viewed as a way of improving academic performance and lowering drop-out rates. This work integrates the two perspectives in order to study the effects of an intervention program on student engagement. This study‟s goal is to assess if effective written feedback has a positive effect on student engagement, as well as validating academic development as a consequence of intentional, systematic feedback. The study involved 91 9th grade subjects and was conducted in private school classroom environment in Lisbon. The adopted methodology nearly followed an experimental model, featur-ing a control and a trial group, before and after the work, when data was collected along with the two versions of each report that was produced. The study‟s results point to confirmation of the hypothesis that using writ-ten, effective feedback improves student engagement in school activities, al-though distinct involvement levels were diagnosed in different areas. Using writ-ten reports asking for procedural description, option reasoning and critical spirit provides students with opportunities for reflection that are extremely important and have direct implications on the establishment of self-regulation learning strategies.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de especialização em Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20241
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047355_tm.pdf4,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.