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Título: Diferentes níveis de abstração no processo de tomada de decisão de psicoterapeutas : um estudo misto exploratório da relação entre técnicas específicas e estratégias gerais
Autor: Luz, Catarina Lourenço da Conceição
Orientador: Conceição, Nuno Miguel Silva, 1976-
Palavras-chave: Tomada de decisão
Integração
Metodologia
Psicoterapia
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A intervenção psicoterapêutica é muitas vezes concetualizada em três níveis de abstração, com intervenções técnicas específicas, estratégias gerais e abordagens teóricas, que representam o caminho de níveis mais baixos para níveis mais elevados de abstração. As principais diferenças entre as abordagens psicoterapêuticas podem ser encontradas no extremo dessa hierarquia. Por sua vez, as semelhanças podem encontrar-se no nível intermédio de abstração (Goldfried, 1980). O objetivo deste estudo é explorar a relação entre as intervenções técnicas específicas e estratégias gerais. Ao tentar compreender o processo de tomada de decisão clínico em ambiente naturalista, estamos interessados na perspetiva dos terapeutas sobre os processos internos, o que lhes ocorre em mente, quando procuram ser sensíveis às necessidades do paciente. Este estudo utilizou uma metodologia mista. Por um lado, 58 participantes preencheram dois instrumentos de autorrelato, de forma a avaliar as intervenções técnicas específicas e as estratégias gerais focadas numa sessão específica e recente. A análise quantitativa revelou uma forte relação entre as técnicas específicas, mais frequentemente associadas a oito abordagens teóricas diferentes, e sete estratégias gerais. Por outro lado, 69 participantes, dos quais 58 pertencentes à amostra mencionada anteriormente, responderam a algumas questões focadas nos seus processos de tomada de decisão, subjacentes a uma decisão clínica específica, numa sessão recente. As análises qualitativas revelaram que as intervenções técnicas específicas, as estratégias gerais e as suas relações tendem a ser influenciadas por fatores associados ao paciente, à abordagem e ao problema. As implicações para a prática clínica e treino de psicoterapeutas são discutidas e são apresentadas sugestões para futuros estudos.
Psychotherapy intervention is sometimes conceptualized at three different levels of abstraction, with specific technical interventions, general strategies and theoretical approaches representing the pathway from lower to higher levels. The major differences between psychotherapeutic approaches can then be found at the extremes of this continuum. Commonalities instead are best found at the intermediate level of abstraction (Goldfried, 1980). This research project aims at exploring the relationship between specific technical interventions and general strategies. While trying to grasp the decisionmaking process of the clinician working in naturalistic settings, we are interested in the therapists’ perspective about what goes on their minds when they try to be responsive to client’s needs. This research use mixed methods. On the one hand, 58 participants filled two self-report instruments assessing specific technical interventions and general strategies with a focus on a specific recent psychotherapy session. Quantitative analysis revealed a powerful relationship between specific techniques more commonly associated with eight different theoretical approaches and seven general strategies. On the other hand, 69 participants, 58 of which are the same as the ones mentioned earlier, answered a few questions focusing on their decision-making processes underlying a recent specific clinical decision in that same session. Qualitative analyses showed that specific technical interventions, general strategies and their relationship tend to be influenced by patient, approach and problem factors. Implications for clinical practice and training are discussed and suggestions for future research also presented.
Descrição: Tese de Mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20250
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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