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Título: Promoção da autoestima, perspetiva temporal, atribuições causais e projetos vocacionais no envolvimento dos alunos à escola : um programa de intervenção
Autor: Lima, Cátia Sofia Sebastião
Orientador: Janeiro, Isabel Nunes, 1960-
Palavras-chave: Envolvimento escolar
Auto-estima
Atribuição causal
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O envolvimento escolar está intimamente ligado à motivação académica e à disposição dos estudantes para investir psicologicamente na sua educação. Estudos têm revelado que dimensões como a autoestima e a perspetiva temporal de futuro estão relacionadas com níveis mais elevados de envolvimento na escola. O presente estudo teve como objetivo a implementação e avaliação do impacto de um programa de intervenção em domínios como a autoestima, atribuições causais, perspetiva temporal e projetos vocacionais no envolvimento escolar dos alunos. O desenvolvimento do programa teve como base diversos modelos teóricos, tais como o modelo de Seligman (2006) sobre o estilo explanatório; de Super (1990) sobre o desenvolvimento do planeamento e orientação temporal de futuro; de Ellis e Knaus (1977), com o Rational Emotive Education, relativo à modificação dos esquemas cognitivos, e o programa de intervenção de Ferreira-Marques et. al (1996) – “POC” (Programa de Orientação da Carreira). Participaram no estudo 72 alunos do 9º ano, dos quais 26 integraram o grupo controlo (uma turma de ensino regular), e 46 o grupo experimental (uma turma de ensino regular e outra de percurso curricular alternativo). Para a avaliação da intervenção foram utilizados o Inventário de Perspetiva Temporal (IPT), o Inventário de Autoestima de Coopersmith - Forma Escolar (SEI), a escala de Atribuições para a Carreira (EAC) e a Escala de Envolvimento dos Alunos (EAE) – versão para investigação. O presente trabalho permitiu verificar que a Autoestima Total e a Autoestima Geral melhoraram com a intervenção do programa. A Orientação Temporal de Futuro também registou uma melhoria mas apenas no grupo das raparigas. No entanto, não se verificaram diferenças nas dimensões Atribuições Internas de Sucesso e Envolvimento Escolar. Com base nestes resultados, foram apontadas limitações do estudo e implicações para investigações futuras com este programa.
School engagement is closely related to academic motivation and student’s disposition to psychologically invest in their education. Studies have shown that dimensions such as self-esteem and the future time perspective are related to higher school engagement. The current research aims to develop and evaluate the impact of a program intervening on dimensions such as self-esteem, causal attributions, future time perspective and vocational projects, regarding students’ academic involvement. The Program’s design was based in several theoretic models, for example, Seligman’s model (2006) on explanatory style, Super’s (1990) on planning and life-span approach; Knaus’s (1977) Rational Emotive Education, regarding cognitive scheme modification, and intervention program developed by Ferreira-Marques et. al (1996) – “POC” (Programa de Orientação de Carreira). A total of 72 9th grade students participated in this research, 26 of which formed a control group (“regular” class) and the other 46 students comprised the experimental group (a “regular” class and an alternative class). TPI (Time Perspective Inventory), SEI (Inventário de Autoestima de Coopersmith - Forma Escolar), CAE (Career Attributional Scale) and SES (Student Engagement Scale) – Research Version, where applied to evaluate the intervention. The present work has shown that both Total Self-Esteem and General Self-Esteem improved with the intervention program. Future Temporal Orientation also registered an improvement but only in the group of girls. Nevertheless, no differences were found concerning Internal Attributions for Success and School Engagement. Based on these findings, study limitations and implications for future research with this program were identified.
Descrição: Tese de Mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20253
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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