Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20259
Título: Um minuto aLer+ Ciência : um projeto interdisciplinar
Autor: Batista, Maria Manuela Martins, 1969-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Globalização
Interdisciplinaridade
Cidadão
Literacia científica
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Uma leitura a este início do século XXI oferece-nos um reflexo de complexas e sistemáticas transformações, pelo que, não é fácil, para as escolas, a leitura e a laboração desta realidade. Este estudo busca conhecer e dar a conhecer a dinâmica de um projeto interdisciplinar, de uma escola da região oeste, de Portugal, que através das suas ações vem reunindo a comunidade, no interior e no exterior da escola, em torno de algumas problemáticas, socorrendo-se de diferentes saberes. Esta pesquisa procura conhecer, mais especificamente, as ações do enlace Ciência- Literatura. Para alcançar este desígnio partiu-se de uma questão orientadora: Que potencialidades são identificadas na ligação Ciência-Literatura para a promoção da literacia científica, no âmbito deste projeto? E de três questões de pesquisa: (1) Que perspetivas têm os participantes do projeto sobre a sua dinâmica?; (2) Como são implementadas as tecnologias de informação e comunicação, neste projeto?; (3) Que produtos resultam das ações desenvolvidas no âmbito deste projeto?. O quadro conceptual explora as implicações da globalização no processo de ensino e de aprendizagem e a relação da interdisciplinaridade com a totalidade do conhecimento, particularizando-a para a união Ciência-Literatura. A pesquisa insere-se num paradigma interpretativo, com uma abordagem metodológica qualitativa a que se associou o método de estudo de caso. Os intervenientes, muito heterogéneos, foram os elementos que constituem a equipa do projeto, cinco professores, dezassete alunos, a que se acresceu alguns juízos do público participante. Na recolha dos testemunhos foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, tais como observação, narrativa, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados indigitam para que partindo do enlace Ciência- Literatura seja possível construir “as passarolas” da vida, conciliando o sonho, a vontade, o conhecimento e a força, para inventar, para conceber. Através deste enlace é possível implementar projetos interdisciplinares e trabalhar conteúdos vinculados às realidades locais e globais, envolvendo e responsabilizando todos os intervenientes, num compromisso que assista à formação do cidadão. Esta configuração possibilita inúmeros proventos, tais como, a aquisição de ferramentas que dotam os cidadãos de plasticidade suficiente para que possam participar e atuar, mobilizando conhecimento e capacidades, em ambientes complexos e instáveis.
A reading of this beginning of the 21st century offers us a reflection of complex and systematic transformations, by that, it is not easy, for the schools, the reading and the work of this reality. This study seeks to understand and to know the dynamics of an interdisciplinary project, of a school of the western region of Portugal, who through their actions has joined the community, inside and outside the school, around some problematics issues, drawing on different types of knowledge. This research seeks to know, more specifically, the actions of the Science-Literature link. To achieve this purpose was drafted a guiding question: What potentialities are identified in Science-Literature link for the promotion of scientific literacy in the context of this project? And three research questions: (1) That prospects have the participants of the project about on its dynamic?; (2) How are implemented information and communication technologies, in this project? (3) Which products result from the actions carried out under the project?. The conceptual framework explores the implications of globalisation in the teaching and learning process, and the relationship of the Interdisciplinarity with the totality of knowledge, particularizing to Science-Literature union. The research fits in the interpretative paradigm, with a qualitative methodological approach that was associated with the case study method. The actors, very heterogeneous, were the elements of the project team, five teachers, seventeen students, plus some judgments of public participant. In the collection of testimonies were used several data collection tools, such as observation, narrative, questionnaire and semi-structured interview. The results appoint for that starting from the Science- Literature link is possible to build "the Passarolas" of life, conciliating the dream, the desire, the knowledge and the strength, for invent, for conceive. Through this link is possible implement interdisciplinary projects and work some contents tied to local and global realities, involving and sharing the responsibility with all the actors involved, in a commitment that assist the formation of the citizen. This setting enables numerous proceeds, such as the acquisition of tools that dower the citizens of enough plasticity for they can be able to participate and act, mobilizing knowledge and capabilities in complex and unstable environments.
Descrição: Tese de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20259
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047407_tm.pdf4,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.