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Título: Potencial solar de parques de estacionamento para carregamento de veículos elétricos
Autor: Figueiredo, Raquel Vaz Pato
Orientador: Brito, Miguel Nogueira de,1965-
Nunes, Pedro
Palavras-chave: Parque de estacionamento solar
Carregamento de veículos elétricos
Veículos elétricos
Energia solar fotovoltaica
Carregamento inteligente
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A eletricidade solar fotovoltaica é vista no futuro como uma das formas centrais de energia, dado ser limpa, o recurso ser abundante e o seu preço estar a baixar. A par disso, o veículo elétrico é considerado a forma mais promissora de descarbonização do setor dos transportes. O acoplamento destas duas tecnologias é, portanto, pertinente e pode ser feito em parques de estacionamento com instalação fotovoltaica para carregamento de veículos elétricos: parques de estacionamento solar. Neste trabalho é avaliado o potencial desta solução com uma análise do estado da arte e com a apresentação de um caso de estudo: o parque de estacionamento da estação de comboios da Fertagus no Pragal, junto a Almada. O recurso solar do parque e a sua utilização são caracterizados em detalhe, e o aproveitamento energético é simulado com o dimensionamento de um sistema fotovoltaico. A viabilidade da solução é estudada para diversos cenários com diferentes modelos de negócio. Conclui-se que o projeto deste parque de estacionamento solar e de outros com condições semelhantes não é financeiramente atrativo. Caso se instale uma bateria de armazenamento de energia no parque para suprir os picos de consumo, este passa a ser o elemento mais caro no investimento. A sua substituição por um plano de carregamento inteligente faz diminuir significativamente o período de retorno do investidor, tratando-se da solução mais atrativa do ponto de vista do promotor do parque.
Photovoltaic electricity is seen in the future as one of the central forms of energy, since it is clean, the resource is abundant and its price is decreasing. Moreover, the electric vehicle is considered to be the most promising form of decarbonization in the transport sector. Therefore, the coupling of these two technologies is pertinent and can be done as parking lots with photovoltaic installations for electric vehicle charging: solar parking lots. In this study, the potential of this solution is explored with a state of the art analysis and with a case study presentation: the train station’s parking lot from Fertagus in Pragal, near Almada. The solar resource of the parking lot and its utilization are characterized in detail, and the energy usage is simulated with the sizing of a photovoltaic system. Various business models’ scenarios are studied in order to determine the project viability. A parking lot as described in this study is found to be financially unappealing. When a storage battery installation is considered to compensate the peak demand, this becomes the most expensive component in the investment. Its substitution for a smart charging plan decreases significantly the investor payback time, representing the most attractive solution in the investor point of view.
Descrição: Tese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20289
Designação: Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente
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