Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20316
Título: Os manuais Português XXI 1-2-3: seu uso no ensino universitário em Marrocos
Autor: Menaouar, Abdessamad
Orientador: Gaspar, Catarina I. S.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino (superior) - Marrocos
Língua portuguesa - Marrocos - Manuais de ensino superior - História e crítica
Manuais de ensino - Marrocos - História e crítica
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Com este trabalho de investigação, no âmbito do Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Segunda/Língua Estrangeira), pretendemos dar a conhecer o recente processo do ensino-aprendizagem do português na Faculdade de Letras e Ciências Humanas - Universidade Mohammed V, de Rabat, Marrocos. Pretende-se também refletir sobre o modo como é que a referida língua estrangeira é ensinada ao aluno marroquino, tendo especial atenção ao uso dos manuais didáticos - Português XXI 1-2-3 - no contexto nacional. Pretende-se analisar os manuais em termos dos conteúdos comunicativo, linguístico, cultural, assim como do aspeto gráfico, recorrendo aos parâmetros já utilizados por autores anteriores que se ocuparam deste tema, entre eles, Ana Paula Tavares. É também considerado o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, em especial, como documento orientador para a elaboração destes manuais didáticos e da sua aplicação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Em conclusão, acabamos por afirmar a adequação ou não dos mesmos aos aprendentes marroquinos.
Abstract: Avec ce travail de recherche dans le cadre de Master en Enseignement de Portugais comme Langue Seconde et Étrangère, nous avons l'intention de présenter le récent processus de l'enseignement - apprentissage de portugais dans la Faculté des Lettres et Sciences Humaines - Université Mohammed V, Rabat, Maroc. Nous voudrions aussi réfléchir à la manière dont cette langue est enseignée à l'étudiant marocain, en faisant attention particulière à l'utilisation des manuels didactiques "Português XXI 1-2-3" en usage dans le contexte national. Nous nous flattons d’analyser les manuels en termes des contenus, communicatif, linguistique et culturel, ainsi que de l'aspect graphique, en recourant à paramètres déjà utilisés par des auteurs antérieurs qui ont traité de ce thème, parmi eux Ana Paula Tavares. Également, le Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues est considéré, de façon spéciale, un document orienteur pour l'élaboration de ces manuels didactiques et de leur application dans l'enseignement - apprentissage des langues étrangères. En conclusion, nous terminons, après tout, par affirmer son adéquation ou non aux apprenants marocains.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20316
Designação: Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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