Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20321
Título: Contributo para a análise dos manuais de português língua estrangeira na República Checa
Autor: Neumanová, Sandra
Orientador: Gaspar, Catarina
Grosso, Maria José
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - República Checa
Língua portuguesa - Manuais de ensino - República Checa - História e crítica
Manuais de ensino - República Checa - História e crítica
Teses de Mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O trabalho que se apresenta centra-se na situação atual do ensino/aprendizagem do Português Língua Estrangeira na República Checa, nomeadamente na análise dos manuais em utilização no país. Partiremos da definição e descrição de distintos métodos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, para depois nos centrarmos numa visão diacrónica da evolução do ensino do Português na República Checa. Seguindo-se o estudo qualitativo dos três manuais selecionados, editados ou reeditados posteriormente a 2006, com apresentação dos seus autores. Todos eles se destinam a um público generalista. Ao apresentarmos a organização global de cada um deles, propomos uma análise detalhada e rigorosa que abrange diferentes conceitos, tal como conteúdos comunicativos, linguísticos e culturais, tipologia dos exercícios propostos até a conceção gráfica do manual. Como documento base do trabalho servirá o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Adiante, observaremos a importância dos manuais que, apesar de não serem os únicos materiais didáticos, têm um papel significativo ao longo de ensino/aprendizagem de uma LE. Um manual de qualidade poderá representar um meio indispensável e importante para a educação e auto-educação dos alunos, mas também deverá facilitar o trabalho dos professores (Maňák 2007:8). Este tema foi escolhido especialmente pela necessidade de uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto. Acreditamos que o nosso estudo poderá abrir um novo discurso e também dar luz outros estudos, de acordo com Zlatníček (in Janíková et al. 2011:141) tendo em conta que a a investigação nacional e estrangeira até hoje não presta bastante atenção à problemática de qualidade de ensino das línguas estrangeiras, é necessário estudar esta área de forma mais profunda, entre outras coisas também pelo fato do conhecimento de línguas estrangeiras pertencer aos conhecimentos fundamentais. A minha experiência ao aprender PLE na República Checa tornou-se um desejo investigar no futuro nessa área e poder contribuir de qualquer forma para uma melhoria da situação atual. O trabalho aqui apresentado é um dos poucos que tratam especificamente deste assunto, ou seja, do ensino/aprendizagem de PLE na República Checa. Por último, apresentaremos os resultados dos inquéritos de professores e alunos de PLE na República Checa. Trata-se de um estudo qualitativo, os resultados obtidos servem principalmente como um apoio à informação sobre a situação atual de ensino/aprendizagem de PLE na República Checa.
Abstract: The presented work focuses on the current situation of teaching / learning Portuguese as a foreign language in Czech Republic, including an analysis of locally used textbooks. The work deals with a definition and description of different methods of teaching / learning foreign languages and focuses on a diachronic view on evolution of teaching Portuguese in Czech Republic as well. The work also deals with a qualitative study of selected three books, edited or reissued after 2006, including presentation of the authors. At first there are presented systematizations of the textbooks, following a detailed and specific analysis of different concepts used, such as the communicative, linguistic, cultural and typologically proposed one, as well as of the textbook’s graphics and design. As the main source of this work will serve the “Common European Framework of Reference for Languages - Learning, teaching, assessment” This work is going to examine also an importance of manuals that (despite not being the only educational materials), play a very significant role within the process of teaching / learning of a foreign language. It is obvious that a material of a good quality is an essential and important tool that might significantly contribute to students self-education and should also facilitate lector’s work. (Maňák 2007:8). Such topic of my work was chosen especially due to a persistent need to provide deeper and more exact analysis of the theme. I believe that such research may open a new discourse, bearing in mind, in accordance with what Zlatníček (in Janíková et al. 2011:141) states, that national and foreign research so far did not pay enough attention to the problematic of foreign language tutoring quality. Therefore, a profound analysis is more than required and appreciated since proper knowledge of foreign languages belongs the fundamental knowledge in general. My experience in learning Portuguese as a foreign language in the Czech Republic has transformed into a desire to analyze this area further in the future and into a desire to contribute to help the current situation – anyhow. Also, this work is one of very few ones that deal with this issue, ie. with teaching / learning of Portuguese as a foreign language specifically in the Czech Republic. Last but not least, this work is about to present the data gained by means of surveys from lectors and students of Portuguese as a foreign language in the Czech Republic. In general, this work brings a qualitative study which results should serve mainly as supportive information on the current situation of teaching / learning of Portuguese as a foreign language in the Czech Republic.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20321
Designação: Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa (Português Língua Estrangeira/Língua Segunda)
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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