Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20325
Título: Investigação-acção das necessidades no ensino do português para fins específicos: o caso do público chinês em Portugal
Autor: Zhang, Hanzi
Orientador: Gaspar, Catarina I. S.
Correia, Margarita
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Análise das necessidades
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A par da importância crescente da língua portuguesa a nível internacional, o português para fins específicos (PFE) tem vindo a crescer atualmente, em especial para dar resposta ao crescimento dos intercâmbios em contextos mais profissionais e específicos, sobretudo graças ao desenvolvimento da cooperação multidirecional entre a China e os países de língua oficial portuguesa. Por este facto, entre o público chinês tem vindo a crescer o interesse pela aprendizagem da língua em contexto de PFE. O ensino de PFE é, com efeito, considerado uma resposta pertinente às necessidades emergentes do público chinês que se encontra nos países de língua portuguesa e que procura interagir com os falantes nativos em contextos variados do quotidiano, mas também em contextos profissionais. O ensino de PFE, pela sua natureza, envolve muitos fatores essenciais, tais como o papel dos formadores, a construção dos materiais didáticos, a eventual avaliação e, particularmente, a análise de necessidades e o desenho do curso, constituindo estes últimos fatores o fio de Ariadne desta dissertação. Neste trabalho faz-se um estudo mais profundo no âmbito do qual questionamos e analisamos a influência da análise das necessidades, no desenho do próprio curso de PFE e na sua própria realização. A análise de necessidades levada a efeito não parte de hipóteses ou pressupostos, mas fundamenta-se em informação recolhida in vivo, não apenas junto de aprendentes de PFE no âmbito da avaliação de um curso experimental (Anexo 5), mas também através de duas entrevistas realizadas a membros da administração de duas empresas chinesas a operar em Portugal (Anexos 7 e 8). Após a revisão teórica dos fatores que afetam o ensino de línguas para fins específicos, em particular PFE, em articulação com as competências linguísticas estruturadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Capítulo II), pretende-se realizar neste trabalho uma investigação-ação, onde sucessivamente se percorrem quatro etapas: 1) a experimentação de um curso, o curso PPC, construído com base na análise de necessidades de um conjunto de aprendentes, membros da comunidade de imigrantes chineses em Portugal (Capítulo III); 2) a avaliação crítica do mesmo curso, com identificação dos seus pontos fortes e pontos fracos (Capítulo IV); 3) o levantamento, através de entrevistas a empregadores chineses, das necessidades de aprendizagem de PFE (Capítulo V); 4) a apresentação do esboço de um curso de PFE com uma unidade didática desenvolvida que vá ao encontro das necessidades identificadas. A dissertação contém, ainda, além da introdução e da conclusão, nove Anexos com os diferentes materiais produzidos no âmbito deste trabalho e referidos ao longo do texto. Neste sentido, trata-se de um trabalho completo e coerente, que segue um rumo de pesquisa ponderado e uma reflexão sistemática, cujos resultados poderão produzir valor científico e valor social, contribuindo deste modo o desenvolvimento sustentável do ensino-aprendizagem de PFE, tanto do ponto de vista teórico como na prática.
Abstract: Alongside the growing importance of the Portuguese language at international level, the Portuguese for Specific Purposes (PSP) has currently grown, particularly in response to the growth of linguistic interactions in more professional and specific contexts, particularly through the development of the multidirectional cooperation between China and the Portuguese-speaking countries. For this reason, among the Chinese public has been growing interest in learning the language in the context of PSP. The PSP is indeed considered an appropriate response to the emerging needs of the Chinese public that is in Portuguese-speaking countries and seeks to interact with native speakers in various contexts of everyday life, but also in professional contexts. The teaching of PFE, by its nature, involves many essential factors such as the role of trainers, the construction of teaching materials, its potential evaluation and, particularly, the analysis of needs and the design of the course, these constituting the main guidelines of this dissertation. This work performs a deeper study within which the influence of needs analysis in PSP course design and implementation are questioned and analyzed. The needs analysis carried out is not based on mere hypotheses or assumptions, but it is based on information collected "in vivo", not only from PSP learners during the evaluation of an experimental course (Annex 5), but also through two interviews made to the CEO's of two Chinese companies operating in Portugal (Annex 7 and 8). After the theoretical review of the factors affecting language teaching for specific purposes, in particular PSP, in conjunction with language skills structured within the Common European Framework of Reference for Languages (Chapter II), we intend to follow in this work one research-action plan, which runs through four stages in succession: 1) the trial of a course, the PPC course, based on the needs analysis of a set of learners, members of the community of Chinese immigrants in Portugal (Chapter III); 2) the critical evaluation of the same course, identifying its strengths and weaknesses (Chapter IV); 3) the survey, through interviews with Chinese employers, of the enterprises' PSP learning needs (Chapter V); 4) an outline presentation of a PSP course with a developed teaching unit that meets the identified needs. This dissertation also contains, besides its introduction and conclusion, nine Annexes with the different materials produced in the frame of this work and referred to throughout the text. In this sense, it is a complete and coherent monongrphy, which follows a weighted research path and a systematic reflection, results of which could produce scientific value and social value, thereby contributing to sustainable development of the teaching-learning PSP, both theoretically and in practice.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20325
Designação: Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa (PLE/PL2)
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl186514_tm.pdf4,32 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.