Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20332
Título: Ética da empresa uma responsabilidade social
Autor: Carraça, Carmen Maria Nunes
Orientador: Assunção, Maria Cristina Beckert de
Palavras-chave: Ética empresarial
Responsabilidade social das empresas
Teses de Mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O objecto desta investigação incide na necessidade de uma ética empresarial que considere o individuo como sujeito privilegiado numa cadeia de relações, cujo domínio é predominantemente assumido pela empresa. Se num certo sentido a ética da empresa esteve circunscrita ao core business da empresa, com a sociedade de consumo a estrutura comportamental da empresa altera-se. O saber científico torna-se o húmus de uma produção cada vez mais técnica e especializada que tem nos consumidores os destinatários de um progresso tecnocientífico que rapidamente se transforma em progresso social. Em resultado desta modificação, os indivíduos abandonam anteriores formas de socialização, substituindoas por impermanentes actos de consumo. A empresa da sociedade pós-industrial torna-se um agente determinante no sistema social, competindo-lhe assegurar um novo discurso que reflicta acerca do futuro da humanidade. A primeira parte desta investigação baseia-se na obra crítica de A. Cortina “Por una Ética del Consumo”, que levanta questões fundamentais sobre o consumo e a sua repercussão nos estilos de vida actuais. Numa segunda fase, este estudo pretendeu objectivar a necessidade de uma ética empresarial que privilegie uma melhor forma de vida dos indivíduos, envolvendo-os na protecção do futuro da humanidade. Nesta última etapa ocorre um certo distanciamento em relação à autora. Na sua obra “Ética de la Empresa”, que constituiu um estímulo forte para a concretização deste trabalho, a ética da responsabilidade apresenta-se como um tópico de pouco debate, situando-se o enfoque principal da obra na procura de diferentes critérios demonstrativos da necessidade da ética como um instrumento de administração de empresas. Numa abordagem diversa, outros autores como Paul Ricoeur, ou François Guiraud, assumiram uma posição determinante nesta investigação que perspectiva a ética empresarial como uma responsabilidade social.
Abstract: This research focus on the need of the business ethics to consider the individual as the main element of a social network, which lays predominantly in the enterprise domain. In a way, the enterprise ethics has been restricted to the enterprise core business, however, the enterprise behavioral structure has changed with the consumer society. The scientific knowledge has become the driving force behind the enterprise’s production, which becomes ever more technical and specialized. The consumers are the recipients of this techno-scientific progress, which rapidly transforms into social progress. As a result of this transformation, the individuals abandon their previous social habits, replacing them with impermanent consuming acts. The post-industrial enterprise becomes a fundamental agent in the social system. As such, the enterprise should reflect and adopt a new strategy which takes under consideration the future of mankind. The first part of this research is based upon the essay by A. Cortina “Por una Ética del Consumo”. This essay raises fundamental questions about the consumer society and the repercussions in contemporary lifestyles. The second part of this study, aims at centering the need for an enterprise ethics that will privilege the improvement of the individual’s way of life, placing it at the center of the enterprise ethics, while engaging the individual in the protection of the mankind’s future. In this last part, the research diverges from the A. Cortina’s essay. In this essay, which was an important motivation factor for the development of this work, the debate around responsibility ethics is a small. The main focus of this essay is to demonstrate the need to place the ethics in the day to day management of the enterprise. Taking another perspective, this research focus on highlighting the enterprise ethics as a social responsibility. The work of other authors like Paul Ricoeur and François Guiraud provided a significant contribution to the second part of this research.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20332
Designação: Mestrado em Filosofia
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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