Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20381
Título: A intervenção autárquica na regulação local do ensino profissional : o caso da Autarquia de Cascais
Autor: Boura, Cátia Margarida Sobrinho, 1991-
Orientador: Cruz, Clara Freire da, 1957-
Palavras-chave: Descentralização
Regulação da educação
Autarquias
Ensino profissional - Portugal
Escolas
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O relatório de estágio “A intervenção autárquica na regulação local do ensino profissional: O caso da autarquia de Cascais” apresenta o estágio curricular desenvolvido na Divisão de Intervenção Educativa da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Administração Educacional. O relatório analisa as políticas de descentralização e de territorialização da educação em Portugal e a crescente intervenção das autarquias no campo educativo, especialmente numa área pouco explorada – o Ensino Profissional – como resposta às necessidades dos jovens e do território. O relatório faz uma caracterização da intervenção da Câmara Municipal de Cascais (CMC) no âmbito educativo. Descreve e analisa as principais atividades desenvolvidas pela estagiária, em três grandes áreas de intervenção: 1) Construção do Dispositivo de Monitorização dos cursos profissionais do Concelho; 2) Colaboração em projetos educativos promovidos pelas escolas e/ou pela CMC; 3) Apoio à formação de agentes educativos. Por fim, o relatório integra um projeto de investigação de pequena dimensão sobre a intervenção da autarquia na regulação do ensino profissional. O estudo dá a conhecer as estratégias e as iniciativas da autarquia, no apoio e na qualificação desta nova área de intervenção, dando destaque ao Dispositivo de Monitorização dos cursos profissionais. Os resultados do projeto de investigação permitem perceber a intervenção e o papel dinâmico da autarquia no ensino profissional, e a influência dessa intervenção nas escolas e na comunidade local, indiciando um processo de construção de uma política educativa local.
The present report "The municipal intervention in the local regulation of the professional education: The case of the Cascais municipality” describes the traineeship developed at the Division of Educational Intervention in the Cascais Municipality, within the aim of the Master in Sciences of Education – specialization in Educational Administration. The report analyzes the policies of decentralization and territorialisation of the education in Portugal and also the increasing intervention and role of municipalities in education, especially in the poorly explored field – the Professional Education – as a response to the needs of both the youth and the territory. The report also provides a characterization of the intervention of the Municipality of Cascais within an education context. It describes and analyzes the main activities developed by the trainee, in three main areas of intervention: 1) Construction of a Monitoring Device of County Professional courses; 2) Collaboration in educational projects promoted by schools and/or Municipality of Cascais; 3) Support of training of educators. Finally, the report includes a small-scale research on the role of the local authority in the regulation of the professional education. This study shows the strategies and initiatives of the municipality that support and qualifies this new area of intervention, highlighting a Monitoring Device of County Professional courses. The results allow the understanding of the intervention and dynamic role of municipality in professional education, as well as, their influence in schools and local community, paving the way towards the construction of a local educational policy.
Descrição: Relatório de Estágio, Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20381
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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