Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20389
Título: O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-
Orientador: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Comunicação matemática
Representação maioritária
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente projeto tem como objetivo geral a integração do Quadro Interativo na aula de matemática, de modo a promover a comunicação matemática dos alunos de uma turma do 1.º ciclo do Ensino Básico. Com base neste objetivo formularam-se questões de investigação de modo a orientar todo o projeto: i) Que funcionalidades do Quadro Interativo são usadas nestas aulas e como? ii) Que aspetos da comunicação da matemática dos alunos se salientam ao usarem o Quadro Interativo quanto a: a) variedade de representações matemáticas usadas? b) conexão entre as várias representações? iii) Como se relacionam as funcionalidades do Quadro Interativo com a comunicação matemática na sala de aula? Após a definição do enquadramento teórico do projeto que articulou distintos focos, destacando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação, a comunicação matemática e o quadro interativo, foram desenvolvidas atividades matemáticas, recorrendo ao quadro interativo, com o propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de campo contemplou dez intervenções pedagógicas, por parte da investigadora, com dezoito alunos do 4.º ano, durante as quais foram propostas seis atividades, colocando destaque na capacidade de comunicar em Matemática. Salienta-se que as atividades foram realizadas de acordo com Programa de Matemática do Ensino Básico (2007), em vigor na altura. No estudo realizado adoptou-se uma metodologia qualitativa, de caracter interpretativo, centrado na análise de dados observados e recolhidos junto dos participantes, através de gravação vídeo e das suas produções escritas. Os resultados demonstram que o uso quadro interativo é uma boa estratégia para promover a comunicação matemática dos alunos facilitando a troca de ideias e a partilha de raciocínios. Porém, apesar de se verificar progresso na comunicação matemática dos alunos, durante estas aulas, observou-se existir uma maior predisposição e facilidade dos alunos para a comunicação oral quer na troca de ideias quer nas discussões mantidas entre toda a turma.
This project has as its main objective the integration of the Interactive Whiteboard in the mathematics classroom, in order to promote students mathematical communication of a 4th grade class (1st cycle of basic education). Based on this objective, research questions have been formulated in order to guide the project: i) Which are the Interactive Whiteboard`s functionalities used in these classes and how are they used? ii) What aspect of students mathematical communication stand out when using the Interactive Whiteboard regarding: a) the variety of mathematical representations used? b) the connection between various representations? iii) How do the Interactive Whiteboard´s functionalities relate to the mathematical communication in the classroom? After defining the theoretical framework of the project that articulated different focuses, including information and communication technologies, mathematical communication and the Interactive Whiteboard, several mathematical activities using the Interactive Whiteboard have been developed, with the purpose of supporting the teaching and learning processes. The fieldwork included ten pedagogical interventions by the gresearcher, with 18 students of the 4th grade, during which six activities were proposed, placing emphasis on the ability to communicate in mathematics. It should be noted that the activities were developed according to the Basic Education Mathematics Program (2007), the one in effect in that period. In the study, it was adopted a qualitative methodology of interpretive character, focusing the analysis of observed data and collected on the participants, through vídeo recording, and their written productions. The results show that the use of the Interactive Whiteboard is a good strategy to promote students´ mathematical communication, facilitating the exchange of ideas and reasonig sharing. However, in spite of verifying progress in students` mathematics communication during these lessons, it was observed that there is a greater willingness ande ase of students for oral communication both when they share their ideas with the group and get involved in the all-class discussions.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20389
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047403_tm.pdf3,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.