Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20390
Título: Ambientes online, tecnologias e CFAEs : um estudo sobre soluções em b-learning para a formação de professores
Autor: Rocha, Anabela Rodrigues da, 1966-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Professores - Formação
E-learning
B-learning
Plano de acção
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A formação contínua de professores desenvolvida a distância suprime as limitações temporais e espaciais, mas exige planeamento, estratégias e sistemas de suporte mais rigorosos do que a presencial. Os Centros de Formação associados às escolas/agrupamentos (CFAEs) têm de se adaptar a modalidades mais inovadoras e nortear o seu projeto de trabalho para a realidade atual dos docentes, escola e comunidade e, em simultâneo, encontrarem mecanismos para, num futuro próximo, se autofinanciarem. Tendo os CFAEs como objeto de estudo, esta investigação, realizada em 2014, foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa de análise de dados, onde se empregou a técnica de entrevista em focus group a um grupo de colaboradores do CFAE do Alto Tejo. O grupo foi selecionado de acordo com o objetivo da investigação, abrangendo indivíduos com perfis distintos (diretor, formadores e formandos), com o propósito de compreender as diferenças nas suas perceções acerca do funcionamento atual do centro e o que seria útil alterar ou reformular, de forma a desenvolver um plano de ação para implementação de formação docente a distância. Inicialmente, recolheram-se informações a partir de i) análise documental da legislação relacionada com a formação contínua de professores, ii) o estudo dos recursos existentes nos CFAEs e iii) modelos já existentes. Do tratamento desta informação, surgiram dados que permitiram construir o guião de entrevista que serviu de instrumento de recolha de dados na aplicação do focus group. Os dados recolhidos foram organizados e catalogados pelo uso da análise de conteúdo e os resultados daí obtidos foram tratados e interpretados com vista à definição de linhas orientadoras para a implementação de um plano de formação em b-learning. Ao longo do estudo, verificou-se que ainda se impõem restrições à introdução da modalidade de ensino a distância nos planos de formação dos CFAEs mas as orientações apresentadas nesta investigação fornecem sugestões que poderão ajudar na construção de planos de ação neste domínio.
Teacher’s continuous training developed at a distance eliminates temporal and spatial limitations, but requires planning, strategies and support systems stricter than the presential one. Training Centers associated to schools/groups (CFAEs) have to adapt to more innovative modalities and set their work project towards the current reality of teachers, school and community and, at the same time, they must find ways to self-finance themselves in a near future. Having the CFAEs as an object of study, this research, carried out in 2014, was developed based on a qualitative data analysis approach where the focus group technique was applied to a CFAE Alto Tejo group of collaborators. The group was selected according to the research´s objective, including individuals with different profiles (director, trainers and trainees) aiming at understanding the differences in their perceptions of the center's current functioning and what would be useful to change or redesign in order to develop a action plan for the implementation of teacher education at a distance. Initially information was gathered from i) documental analysis of legislation related to continuous teacher training, ii) the study of existing resources in CFAEs and iii) existing models. From the treatment of this information new data appeared that allowed the construction of the interview guideline that was used as a data collection tool in the application of the focus group. The collected data was organized and catalogued through the use of content analysis and the results thus obtained were treated and interpreted in order to define the guidelines for the implementation of a training plan in b-learning. Throughout the study it was found that restrictions to the introduction of the modality of teaching at a distance in the training plans of CFAEs are still imposed, but the guidelines presented in this research give helpful hints in the construction of action plans in this area.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20390
Designação: Mestrado em Educação
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