Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20399
Título: A cultura em Oeiras (no séc.XXI) 0 Centro Cultural Palácio do Egipto
Autor: Lopes, Diogo Filipe Nunes
Orientador: Grilo, Fernando
Palavras-chave: Centro Cultural Palácio do Egipto - (Oeiras, Portugal)
Política cultural - Oeiras (Portugal) - séc. 21
Oeiras (Portugal) - História
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório irá constituir o resultado final de um estágio curricular, realizado no âmbito de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, entre 13 de Novembro de 2013 e 30 de Junho de 2014, no Centro Cultural Palácio do Egipto, devido ao protocolo estabelecido entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras, representada na Divisão de Cultura e Turismo e, em particular, na figura da Dra. Luísa Galvão, tutora indicada pela instituição de acolhimento, com o respetivo aval e acompanhamento do Professor Doutor Fernando Grilo, orientador deste relatório. O estágio tem como temática proposta A Cultura em Oeiras (no séc. XXI) – o Centro Cultural Palácio do Egipto, sendo o principal objetivo, proporcionar uma ideia ampla e concreta, acerca da dinâmica da atividade cultural no Concelho. Como tal, e para facilitar a perceção do estudo em causa, optou-se por dividir o relatório em duas partes, que acabam por se complementar e imiscuir entre si, trabalhando em conjunto para o produto final. A primeira metade do relatório demonstra, de uma forma breve, o percurso histórico do Município até aos nossos dias, caracterizando-o geográfica e culturalmente. As políticas de gestão cultural de âmbito local, quer num panorama geral, ou simplesmente no caso de Oeiras, ganham, desta forma, um lugar de discussão nesta fase inicial, assim como a perpetuação da memória histórica através da revitalização dos centros históricos e da instituição e manutenção de espaços expositivos e de dinamização cultural e artística na autarquia. Para terminar, e como este relatório é também um espaço critico e de sugestões, far-se-á referência ao conjunto de obras de arte que foram sendo adquiridas pela Câmara, ao longo dos anos, que constituem a Coleção Municipal de Arte, mas que da qual não existe qualquer inventário exaustivo ou atualizado. Por fim, a segunda e última parte encontra-se reservada exclusivamente, à informação obtida durante o estágio efetuado no Centro Cultural Palácio do Egipto, abordando-se a importância do edifício, recorrendo à sua memória histórica, assim como da antiga Quinta de Nossa Senhora do Egipto e dos seus magníficos jardins, dos quais, presentemente, já quase nada resta. Dar-se-á uma perspetiva ampla dos diferentes núcleos que compõem o Centro Cultural, fazendo, em simultâneo, uma retrospetiva das exposições realizadas em estágio, assim como o seu impacto na vida das populações locais, através do controlo de visitantes e deteção de públicos-alvo.
Abstract: This report will be in the final result of a traineeship, conducted within the Master of Arts, Heritage and Theory of Restoration between November 13, 2013 and June 30, 2014 at the Cultural Center of the Palace of Egypt. This internship is the result of a protocol established between the Faculty of Arts, University of Lisbon, represented by the Professor Doutor Fernando Grilo, and Oeiras City Council, represented in the Division of Culture and Tourism by Dr. Luisa Galvão. The theme of this internship is Culture in Oeiras (in the XXI Century) - The Cultural Center of the Palace of the Egypt and the main goal is to provide a broad and concrete idea of the dynamics of cultural activity in Oeiras. In order to facilitate the perception of the study in question, it was decided to split the report in two parts which complement and interfere with each other, working together for the final result. The first part of this report will contain a brief historical background of the city to the present day, characterizing it geographically and culturally. The politics of cultural management at local level gain will constitute an important place of discussion at this early stage, as well as the perpetuation of historical memory through the revitalization of historic centers and establishment and maintenance of exhibition spaces and cultural and artistic dynamism in the municipality. Finally, and as this report includes a space for criticism and suggestions, reference will be made to the collection of works of art that have been bought by the city Council, over the years. This collection constitutes the Municipal Art Collection but there is no concrete and updated inventory, persisting doubts regarding the whereabouts of the pieces. The second and last part of this report is exclusively reserved to the information gained during the training course at the Cultural Center of the Palace of the Egypt where the importance of the building will be addressed using the historical memory of the Palace and of the Quinta da Nossa Senhora do Egipto and its magnificent gardens of which there is little left. A broad perspective of the different nuclei that compose the Cultural Center will be given. Furthermore, a retrospective of the exhibitions and their impact on the lives of local people will be made, through the control of visitors and detection of target audiences.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20399
Designação: Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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