Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20417
Título: Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
Autor: Nunes, Elias Rodrigues, 1989-
Orientador: Saraiva, Pedro, 1952-
Palavras-chave: Arte contemporânea - Portugal
Auto-retrato
Auto representação
Formalismo
Expressividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O relatório que aqui se expõe tem como objectivo a apresentação da planificação, realização e reflexão da unidade didáctica realizada enquanto aluno do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A unidade didáctica Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea foi desenvolvida no ano lectivo 2013/14, na disciplina de Educação Visual, com a turma do 9ºC da Escola Básica 2+3 de Paula Vicente, no Restelo, Lisboa. Partindo do objectivo geral Reconhecer o âmbito da arte contemporânea, esta unidade didáctica foi desenvolvida segundo duas unidades de trabalho (Interpretação de uma obra de arte contemporânea e Auto-retrato/ auto-representação), a incluir no final da intervenção, na exposição Trabalhos Contemporâneos: uma exposição da turma do 9ºC. A primeira unidade de trabalho teve como ponto de partida uma visita guiada ao Museu Berardo, sediado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde os alunos escolheram uma obra de arte para trabalhar em sala de aula. Aqui, os alunos tiveram de realizar uma interpretação de cunho pessoal, com liberdade total na escolha dos materiais e suportes. O mesmo aconteceu na segunda unidade de trabalho, na qual os alunos tiveram de realizar um trabalho livre na temática do auto-retrato/ auto-representação. Este trabalho pretendia levá-los a reflectirem sobre si próprios. No final das duas unidades de trabalhos realizou-se uma exposição e um catálogo contendo a biografia do aluno e a memória descritiva da interpretação da obra escolhida.
El report que se expone aquí tiene como objetivo presentar la planificación, realización y reflexión de la unidad didáctica realizada como estudiante del Mastér en Enseñanza de Artes Visuales en el 3er Ciclo de la Educación Básica y Secundaria. La unidad didática Museo, reflexión y práctica del arte contemporáneo se desarrolló en el curso académico 2013/14, en la disciplina de Educación Visual, con la clase del 9ºC, de la Escuela Básica 2+3 Paula Vicente, en Restelo, Lisboa. Con base en el objetivo general Reconocer el ámbito del arte contemporáneo, esta unidad didáctica se ha desarrollado en dos unidades de trabajo (Interpretación de una obra de arte contemporáneo y Autorretrato / auto-representación), para incluir al final de la intervención, en lá exposición Trabajos contemporáneos : una exposición de la clase del 9ºC. La primera unidad de trabajo tuvo como punto de partida, una visita guiada por el Museo Berardo, con sede en el Centro Cultural de Belém, en Lisboa, donde los estudiantes eligieron una obra de arte para trabajar en la clase. Aquí, los estudiantes tenían que realizar una interpretación de estilo personal, con total libertad en la elección de materiales y medios de comunicación. Lo mismo ocurrió en la segunda unidad de trabajo, en el que los estudiantes tenían que realizar trabajo libre el tema de autorretrato / auto-representación. Este trabajo pretende hacerlos reflexionar sobre sí mismos. Al final de las dos unidades de trabajo se celebró una exposición y un catálogo conteniendo la biografía del estudiante y la memoria descriptiva de la interpretación de la obra elegida.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/20417
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047395_tm.pdf6,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.