Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20423
Título: Geomarketing e sistemas de gestão de bases de dados a importância da georeferenciação/geocodificação
Autor: Correia, Gonçalo Miguel Tojo
Orientador: Rocha, Fernando Jorge Pedro da Silva Pinto da
Miguéis, Ana
Palavras-chave: Geomarketing
Sistemas de informação geográfica - SIG
Geocodificação
Georreferenciação
Vodafone
Relatórios de estágio - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O crescente desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica têm permitido às empresas localizar os seus clientes de modo a adoptarem estratégias de Geomarketing bastante credíveis. É este desenvolvimento nos SIG que confere hoje em dia tremenda importância às Bases de Dados Geográficas, principalmente no mundo empresarial. Estas bases de dados geográficassão suportadas através das técnicas de georreferenciação e a geocodificação. O caso de estudo em análise demonstra-nos os processos necessários para georreferenciar e geocodificar os clientes empresariais em serviço e planeados da Vodafone Portugal, bem como a sua distribuição espacial. Através desta distribuição espacial em mapas digitais é possível verificar diferentes comportamentos adoptados pela Vodafone Portugal.
Abstract: The continuous development of the Geographic System Information makes nowadays a big difference for the most of the companies. These developments open a new gate for GIS systems and companies because they can locate their clients, and through that, they can make new Geomarketing strategies. Today this GIS development makes a huge difference in the most of organizations in the world. Perhaps without geographic databases this development was not possible, because these databases emerge from georreference and geocoding mechanisms. The case study of this dissertation show us the importance of the Georreference and geocoding processes to pin down the “in service” and “planned” clients (companies) of the Vodafone Portugal. These processes give us another feature too, because they can show us the spatial distribution of the Vodafone Portugal clients (companies) over the Portugal country. In the other hand and through digital maps we can find different behaviors and strategies adopted by the Vodafone Portugal company.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20423
Designação: Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento
Aparece nas colecções:IGOT - Dissertações de Mestrado

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