Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20439
Título: A história da ciência em exposição. Estudo de caso sobre a mostra 360º Ciência Descoberta
Autor: Martinho, Teresa Duarte
Palavras-chave: História da ciência
Museus
Exposições
Data: 2015
Editora: Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Martinho, T. D. (2014). A história da ciência em exposição. Estudo de caso sobre a mostra 360º Ciência Descoberta. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia "40 anos de democracias: progressos, contradições e prospetivas", Área temática "Arte, Cultura e Comunicação". Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia
Resumo: O tema deste texto é a exposição 360º ▪ Ciência Descoberta, exibida entre Março e Junho de 2013 na sede da Fundação Calouste Gulbenkian. Procura evidenciar como a iniciativa constitui um objeto de análise valioso quer para o conhecimento da história da ciência quer para a compreensão do papel dos museus e das exposições sobre temas científicos. 360º ▪ Ciência Descoberta proporcionou um espaço de revisão da narrativa tradicional da história da ciência, ao mesmo tempo que permitiu uma revisitação da história dos países ibéricos, com recurso a um ângulo raramente explorado. A abordagem da exposição insere-se num trabalho de investigação sobre processos de mediação da arte e da ciência, constituindo-se esta iniciativa como um estudo de caso, de que se apresentam algumas partes exploratórias. O texto começa por tecer considerações sobre tendências na comunicação pública da ciência e prossegue com uma caracterização da exposição quanto a: objetivos, lógica expositiva, perfil do comissário. É também focado o programa educativo que envolveu 360º Ciência Descoberta, que congregou diversos museus de ciência de Lisboa, em articulação com a Fundação Calouste Gulbenkian.
The subject of this article is the 360º ▪ Science Discovered exhibition held between March and June 2013 at the Gulbenkian Foundation’s headquarters. It seeks to show how the exhibition is a valuable object of study both in terms of giving us knowledge of the history of science and for understanding the role of museums and exhibitions on scientific themes. 360º ▪ Science Discovered provided a space for revising the traditional narrative of the history of science, while at the same time making it possible to revisit the history of the Iberian nations, while adopting a rarely used perspective. This study of the exhibition is part of a research project on processes of mediation in art and science, and takes the form a case study, of which some exploratory sections are presented here. The article begins by considering trends in the public communication of science and continues with a description of the exhibition as far as its objectives, organization and curator’s profile are concerned. It also focuses on the education programme involving 360º ▪ Science Discovered, which brought together several Lisbon science museums, in association with the Calouste Gulbenkian Foundation.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20439
Versão do Editor: http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0506.pdf
Aparece nas colecções:ICS - Outras Publicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_TDMartinho_Historia_A.pdf487,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.