Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20442
Título: Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
Autor: Martins, Iva Susana Andrade, 1973-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Energia
Literacia científica
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma o uso de tarefas de investigação sobre “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” permite o desenvolvimento de competências dos alunos do 10.º ano. Mais concretamente, pretende-se conhecer as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas pelos alunos, as estratégias e a avaliação que estes fazem sobre a realização deste tipo de tarefas. O trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química e é relativo à lecionação da subunidade “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas”, numa turma composta por dezassete alunos. Durante a intervenção foram realizadas seis tarefas de investigação, distribuídas por três blocos de 90 minutos e quatros blocos de 135 minutos. Para alcançar as finalidades mencionadas, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa. A recolha de dados foi feita recorrendo à observação naturalista, que incluiu a gravação áudio das aulas e as notas de campo, às produções escritas dos alunos e às entrevistas em grupo focado. A análise dos dados permitiu conhecer que à medida que os alunos realizaram as tarefas depararam-se com várias dificuldades. No entanto, estas foram sendo superadas, permitindo o desenvolvimento de competências do tipo conceptual, processual e atitudinal, social e axiológico. Para resolverem as tarefas, os alunos recorreram a várias estratégias, nomeadamente a pesquisa, o trabalho em grupo e a orientação da professora. Na perspetiva dos alunos, o uso de tarefas de investigação nas aulas de Física e Química é bastante positivo, indo ao encontro dos seus gostos e interesses.
The main purpose of this work is to understand how inquiry tasks, concerning “Energy in heating/ cooling systems”, contribute to the development of the competences recommended in the Curriculum of Physics and Chemistry for the 10th grade. The aim is thus to identify the difficulties experienced by students when performing inquiry tasks, to know the strategies they use to solve them, their learning and their evaluation about the use of these tasks. This study was conducted in a 10th grade class, involving seventeen students and in order to achieve the above-mentioned goals, six inquiry tasks were implemented over three 90 minutes lessons and four 135 minutes lessons. A qualitative research was used in this study and data collection was performed through the use of naturalistic observation (field notes and audio records), written documents and focus group interviews. The results showed that students experienced some difficulties that were overcome, allowing the development of conceptual, procedural, social, behavioural and axiological competences. Search information, collaborative work and teacher orientation were some of students learning strategies. In students’ perspective, the overall evaluation about inquiry tasks is quite positive since it meets their preferences and interests.
Descrição: Relatório da Prática do Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20442
Designação: Mestrado em Ensino
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