Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20467
Título: A importância da geografia no sector da banca metodologia de análise e apoio à decisão
Autor: Serrano, Filipe Manuel Martins
Orientador: Sousa, Paulo Alexandre Morgado
Palavras-chave: Geomarketing - Banca - Portugal
Business Analysis - modelo
Business Spatial Intelligence - modelo
Sistemas de informação geográfica
Relatórios de estágio - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório de estágio tem como objetivo demonstrar a importância da Geografia, ou seja das suas teorias, leis, métodos e técnicas, no sector da Banca. Mais propriamente, saber acerca das formas de se aplicar a Geografia, e que benefícios são possíveis de retirar dessas implementações, no sector económico e financeiro da Banca. Para levar a cabo estas pretensões foram dois os modelos adaptados: o modelo Business Intelligence e o modelo Business Analysis, que apesar de possuírem metodologias distintas, ambos procuram atingir o mesmo fim, ou seja, satisfazer as necessidades do promotor e do empreendedor e garantir que estas se encontram alinhadas com as soluções de negócio implementadas. Após a validação dos modelos adaptados, foi desenvolvido um novo modelo, este de base preditiva, onde são propostos locais para novos balcões ou locais para relocalização dos balcões já existentes tendo em consideração o impacte económico e financeiro sobre os balcões já existentes. No final da metodologia de análise e apoio à decisão proposta é ainda construído um outro modelo de base geodemografica, inspirado num modelo de negócio Business Spatial Inteligence chamado de mosaic por parte da empresa Experian. O objetivo deste modelo é a segmentação do cliente e ou potencial cliente, à escala do bairro/quarteirão.
Abstract: This internship report aims to show the importance of Geography, i.e., its theories, laws, methods and techniques in the banking sector. More specifically, thinking/learning about different ways to apply the geography, and understand what advantages it is possible to take from that implementations in the economic and financial sector of banking. To carry out these aims, two models were adapted: Business Intelligence and Business Analysis, that despite their different methodologies, both seek to achieve the same end, i.e., meet the needs of the entrepreneur and promoter and ensure that those are aligned with business solutions implemented. After validation of the adapted models, a new predictive-based model was developed where new sites were proposed for new locations or relocation of existing branches, and impacts over the existing branches scanned. At the end of the proposed methodology for analysis and decision support, it was built a model of geodemography, inspired by a model of Business Spatial Intelligence called Mosaic by a company named Experian. The objective is the segmentation of customers whit focus on their district/block.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20467
Designação: Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento
Aparece nas colecções:IGOT - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
igotul004044_tm.pdf7,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.