Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20472
Título: Criação de um Website dinâmico e versátil dada uma base de dados remota e recorrendo à linguagem de script PHP
Autor: Caldeira, Leila Maria
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Programação informática
Linguagem de programação
Website
SQL
Base de dados
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Didática de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado de Ensino de Informática e teve como objetivos, em primeiro lugar, planear e organizar aprendizagens para uma disciplina de informática do ensino secundário e, seguidamente, documentar, avaliar e partilhar a experiência da prática de ensino supervisionada. A prática supervisionada decorreu na Escola Secundária de Sacavém, com os alunos do 12º do curso profissional Técnico de Informática de Gestão, na disciplina de Sistemas de Informação, no módulo Acesso Remoto a Bases de Dados. Teve como objetivo o ensino e a resolução de problemas na programação, utilizando a linguagem de programação scripting PHP, através da criação de um Website denominado “As minhas músicas preferidas”, que geria os dados da base de dados remota. A gestão era realizada através da inserção, listagem e eliminação dos dados do banco de dados utilizado, caracterizando o Website como dinâmico e versátil. Para a realização da intervenção foi necessária a caraterização de todo o ambiente envolvente da turma. Planificaram-se da forma mais adequada as aulas desta turma, com o objetivo de que os alunos no fim de intervenção fossem: (i) capazes de resolver problemas de programação; (ii) autónomos na resolução dos problemas de programação apresentados; (iii) capazes de compreender as necessidades associadas ao desenvolvimento de aplicações com recurso a bases de dados remotas. Durante a intervenção foi realizada a avaliação dos alunos e da própria intervenção. No final foi feita uma reflexão sobre esta última.
This report was prepared within the Unit of Initiation to Professional Practice IV of the Master's Degree in Computer Education and it had as objectives, in the first place, to plan and organize the learning process for the computing subject of the secondary education program and, next, to document, evaluate and share the experience of supervised teaching practice. The supervised practice took place in Escola Secundária de Sacavém, with the students of the 12th grade class of Management Computer Technician professional course, in the subject Information Systems, module Databases Remote Access. It had as objective the teaching and problem solving in programming, using the programming scripting language PHP, throught the creation of a website called “My favorite songs” that accesses a remote database. The access was done through the insertion, listing and deletion of the data from the database used, featuring the website as dynamic and versatile. To carry out the intervention, fully characterizing the surrounding environment of the class was necessary. The lessons for this class where then adequately planned, in order that students, by the end of the intervention, were: (i) able to solve programming problems; (ii) autonomous in solving the programming problems presented; (iii) able to understand the needs of developing applications using remote databases. During the intervention, students and intervention itself were both evaluated. At the end, a reflection on the intervention was made.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20472
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047433_tm.pdf2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.