Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20502
Título: Henri Maldiney : vertigem da existência e arte existencial
Autor: Carmo, Alexandra Margarida Moreira do, 1965-
Orientador: Correia, Carlos João Nunes, 1956-
Palavras-chave: Maldiney, Henri,1912-2013 - Crítica e interpretação
Maldiney, Henri,1912-2013 - Estética
Fenomenologia
Teses de doutoramento - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A presente dissertação tem como fio condutor a noção de transpassibilidade, neologismo que atravessa toda a obra de Henri Maldiney; centra-se nos temas da origem e da autogénese da existência e procurará defender a relevância do Vazio nas transformações constitutivas do espaço existencial. Partindo deste horizonte problemático, propomo-nos de forma mais precisa aos seguintes objectivos: primeiramente, dar unidade ao corpus da fenomenologia de Maldiney, tendo em conta os debates travados em torno do alcance e novidade do seu pensamento; em seguida, esclarecer reciprocamente a actualidade das suas reflexões sobre a origem e o começo da dinâmica criadora do espaço existencial. Propomo-nos ainda recuperar e explicitar o carácter singular e inovador da noção maldineyana de transpassibilidade, procurando evidenciar o contributo deste neologismo para a fenomenologia contemporânea e para a fenomenologia da arte em particular. Finalmente, procuraremos fundamentar a preponderância da abertura do Nada ou Vazio na esfera da existência e a proficuidade da sua relação com o sentir.
Cette thèse suit la notion de transpassibilité en tant que son fil conducteur, un néologisme qui traverse toute l'oeuvre d’Henri Maldiney ; elle met l'accent sur les questions de l'origine et de l'autogenèse de l'existence et soutient l’importance du Vide dans les transformations constitutives de l’espace existentiel. En partant de cet horizon, nous nous proposons plus précisément accomplir les objectifs qui suivent: d'abord, donner de l'unité au corpus de la phénoménologie de Maldiney, en considérant les discussions autour de la portée et de la nouveauté de sa pensée; puis, clarifier réciproquement l’actualité de ses réflexions sur l'origine et le commencement de la dynamique créatrice de l'espace existentiel. Nous nous proposons encore de récupérer et de clarifier la nature unique et novateur de la notion maldineyenne de transpassibilité, en mettant en évidence la contribution de ce néologisme pour la phénoménologie contemporaine et pour la phénoménologie de l'art, en particulier. Enfin, nous soutenons la thèse de la prépondérance de l'ouverture du Rien ou Vide dans le domaine de l'existence, ainsi que l’utilité de sa relation avec le sentir.
Descrição: Tese de doutoramento, Filosofia (Estética e Filosofia da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20502
Designação: Maldiney, Henri, 1912-2013 - Crítica e interpretação
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

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