Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20557
Título: Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
Autor: Faria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: E-learning
Contexto organizacional
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Esta investigação incidiu na Análise da Implementação de um Modelo de Desenho Instrucional designado por EPTEALAS (Envolvimento, Preparação, Transmissão, Exemplificação, Aplicação, Ligação, Avaliação e Simulação) no contexto corporativo. Reconhecendo a importância do elearning no contexto organizacional, procurou-se compreender o processo de Desenho Instrucional na construção de um conteúdo de elearning, tendo como referência as estratégias utilizadas e alguns aspetos nucleares desta modalidade de formação, nomeadamente a motivação do aluno e a elevada percentagem de desistências (muitas vezes associada a esta metodologia). O processo de Desenho Instrucional foi analisado tendo por base uma experiência no contexto organizacional, numa Ordem Profissional. Os resultados obtidos demonstram que este modelo permite normalizar a criação de conteúdos em elearning, assegurando a eficiência no processo e garantindo a qualidade no produto final. No caso em análise foi possível verificar a eficácia do modelo considerando a taxa de conclusão e níveis de satisfação com a metodologia utilizada.
The present working paper, refers to the analysis of an Instructional Design Model implementation, known as IPTEACES (Involvement, Preparation, Transmission, Exemplification, Application, Connection, Evaluation and Simulation). Recognizing the importance of elearning within the organizational context, allows us to understand the Instructional Design process, in the development of an elearning content, having the strategies used as a reference, including some core aspects related to this training method, such as student motivation and the high percentage of dropouts (often associated to this methodology). The Instructional Design process, was analysed in an organizational/professional environment, within a professional association. The results obtained allow us to infer that this model is able to normalize the development of elearning contents, ensuring process efficiency and quality. In this case study it was possible to verify the model efficiency, considering the conclusion rate and satisfaction levels obtained (with this methodology).
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20557
Designação: Mestrado em Educação
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