Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20558
Título: Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
Autor: Abreu, Ana Rita Ribeiro de
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: E-learning
Formação profissional
Tecnologias Digitais
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais, tendo como contexto o Departamento de Formação e Desenvolvimento da Caixa Económica Montepio Geral, organização na qual trabalho desde outubro de 2012. Apresenta como tema a Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial: potencialidades das TIC Móveis. A investigação divide-se por cinco principais capítulos: (1) enquadramento teórico e contextualização da temática abordada; (2) objetivos do trabalho; (3) contextualização da investigação, na qual descrevo o Departamento de Formação e Desenvolvimento e o trabalho que realizam em termos de formação e-learning, e proposta de ação, que consiste em recomendações e sugestões para a organização; (4) metodologia utilizada e, por fim, (5) os resultados obtidos através da aplicação dos questionários. O principal objetivo deste estudo é perceber a utilização que os colaboradores do Montepio fazem dos atuais dispositivos móveis (tablets, smarthphones, computadores portáteis), pelo que, sob o paradigma construtivista e a abordagem de estudo de caso, foram aplicados questionários a uma amostra de colaboradores do Montepio com funções tanto da Área Comercial como de Backoffice.
The present dissertation was carried out under the Master of Education, in the area specialization in Education and Digital Technologies, having as context the Department of Training and Development of Caixa Económica Montepio Geral, organization in which I work since October of 2012. It presents as theme Transition from e-learning to m-learning in a business context: potential of mobile ICT. The research is divided into five main chapters: (1) theoretical framework and context of the selected theme; (2) work objectives; (3) contextualization of the research, in which I describe the Department of Training and Development and the work they do in terms of e-learning training, and proposed action, consisting of recommendations and suggestions for the organization; (4) methodology employed and, ultimately, (5) the results obtained from the questionnaires. The aim of this study is to understand the use that Montepio employees make of today's mobile devices (tablets, smartphones, laptops), whereby, under the constructivist paradigm and the case study approach, questionnaires were applied to a sample of Montepio employees with functions of both the commercial area as back-office.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20558
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047442_tm.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.