Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20560
Título: Os contributos das atividades práticas na aprendizagem da temática obtenção de matéria : heterotrofia e autotrofia
Autor: Antunes, Mariana Rosa Viana, 1990-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Reis, Ana Maria
Palavras-chave: Actividades pedagógicas
Competências escolares
Raciocínio
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: No sentido de corresponder às atuais características da sociedade e do desenvolvimento científico, surgem novas metodologias de ensino e de aprendizagem centradas no aluno e que procuram desenvolver um elevado número de competências, como as atividades práticas. Deste modo, este estudo procura conhecer os contributos das atividades práticas na aprendizagem da temática Obtenção de Matéria: Heterotrofia e Autotrofia, do 10º ano, da disciplina de Biologia e Geologia. Para tal, procurou-se perceber quais as competências desenvolvidas pelos alunos na realização das atividades práticas, quais as aprendizagens significativas construídas, quais as dificuldades sentidas na sua realização, e, por fim, qual a apreciação global dos alunos relativamente às atividades. Para recolher estes dados foram utilizados questionários de opinião, observações livres e instrumentos avaliativos como um poster científico, relatórios científicos, um debate e um teste. O estudo realizou-se na Escola Secundária de Santa Maria, sendo os participantes 29 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos. A análise dos dados recolhidos indica que a maioria dos alunos desenvolveu competências de conhecimento substantivo, processual e epistemológico, e de comunicação, raciocínio e atitudes, sendo as aprendizagens mais significativas relacionadas com estas competências. Os alunos gostaram mais de trabalhar o conhecimento processual e a comunicação, embora também tenham sido estes os domínios nos quais sentiram maiores dificuldades. De um modo geral, as atividades práticas implementadas foram muito apreciadas pelos alunos, que as consideraram inovadoras, interessantes, produtivas, facilitadoras da aprendizagem, didáticas, motivadoras e cativantes.
In order to satisfy the needs and demands of current day society and scientific development, new education and learning methodologies arise, centered in the student which aim promoting several competences, such as practical activities. Thereby, this study aims to understand the contribution of practical activities towards the learning of the topic Mode of Nutrition: Heterotrophy and Autotrophy, part of the official curriculum of Biology and Geology subject, by 10th grade students, high school. For this purpose, this investigation focused on understanding which learning skills were developed by the students while performing practical activities, which significant learning they acquired, which difficulties they felt and which appreciations they gave to practical activities. For data collection were used questionnaires, free observations and evaluating documents, such as a scientific poster, scientific reports, a debate and a test. In this study have participated 29 students from Santa Maria High School, Lisbon, with ages ranging from 14 to 16 years old. The data analysis revealed that most students developed substantive, procedural and epistemological knowledge, and reasoning, communication and attitude skills. The most significant learnings acquired by students were related with these development skills. The students preferred to engage on procedural knowledge and communication, although they have also felt bigger difficulties managing these two areas. In general, the implemented practical activities were much appreciated by students, which considered them as innovative, interesting, productive, learning facilitators, didactics, motivating and attractive.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20560
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047439_tm.pdf20,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.