Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20566
Título: Educação intercultural : exigência e desafio para formação contínua de professores
Autor: Guilherme, Carmen Lúcia Tavares Lopes, 1966-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Multiculturalismo
Educação intercultural
Professores - Formação
Estudo de caso
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: As relações entre sociedade e cultura(s) adquirem atualmente uma relevância especial, tanto no âmbito internacional como a nível local. O debate sobre a temática da diversidade cultural tornou-se uma urgência social. Como salienta Taylor (1994), a construção da nossa identidade passa necessariamente pelo reconhecimento das nossas singularidades por parte dos outros. Em contextos educativos ou formativos este reconhecimento se torna um dos principais desafios aos sistemas educativos, grande parte dos alunos que não partilham a cultura dominante das nossas sociedades experienciam o insucesso escolar. É fulcral promover políticas de reconhecimento para além das de redistribuição, ou seja, optar pela educação intercultural, implica eleger a educação para a cidadania democrática e isso apresenta consequências ao nível de organização escolar. Nesta investigação nos debruçamos em estudar programas de formação contínua de professores para a educação intercultural, implementados em Portugal. A investigação enquadra-se em um paradigma interpretativo (Denzin & Lincoln, 1998), assumindo um formato de estudo de caso múltiplo. Os casos em estudo são duas entidades governamentais e uma não-governamental, que executam ações de formação para professores na área de educação intercultural. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas e análise documental. A análise dos dados nos possibilitou conhecer a oferta formativa, a abordagem teórica-metodológica, Como se articulam os modelos subjacentes aos programas/formação desenvolvidos e a orientação para uma educação intercultural e inclusiva, a qualidade destas formações. Nos resultados procuramos expor uma reflexão dos contributos destes programas/ações para o desenvolvimento da educação intercultural e inclusivas.
The relationship between society and cultures currently acquire a special relevance, both internationally and locally. The debate on the issue of cultural diversity has become a social urgency. As emphasized by Taylor (1994), the construction of our identity necessarily involves the recognition of our uniqueness from others in educational or training contexts this recognition becomes a major challenge to education systems, many of the students who do not share the culture dominant in our societies experience school failure. It is crucial to promote policies of recognition beyond the redistribution, ie, opt for intercultural education involves selected education for democratic citizenship and this has consequences in terms of school organization. In this research we concentrate on study programs / continuous of teachers for intercultural education, implemented in Portugal. The research falls into an interpretive paradigm (Denzin & Lincoln, 1998), assuming a case study format. The case study are two governmental entities and non-governmental, that perform actions / training for teachers in the area of intercultural education. Data were collected through interviews and documents. Data analysis enabled us to know the courses offered, the theoretical-methodological approach, How to articulate the underlying models to programs / training and guidance developed for intercultural and inclusive education, the quality of these formations. The results we seek to expose a reflection of the contributions of these programs / actions for the development of intercultural and inclusive education.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de Especialização em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20566
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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