Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20577
Título: Da biblioteca escolar à sala de aula repensando a praxis à luz de uma pedagogia baseada em género
Autor: Nogueira, Manuela de Fátima Campos
Orientador: Avelar, António
Palavras-chave: Línguas - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise do discurso
Literacia
Interdisciplinaridade no ensino
Bibliotecas escolares
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Esta dissertação assenta na assunção de que as abordagens de base genológica oferecem ao ensino, designadamente da Leitura e da Escrita, sugestões pedagógicas de grande validade. Trata-se de um estudo que leva à prática um conjunto de ações inspiradas nos princípios da Abordagem Baseada em Género (David Rose, 2006; Martin e Rose, 2003, 2006 e 2007) cuja génese científica se encontra na Escola de Sydney (Halliday 1985, 1997, 2004). As propostas que compõem o estudo e a sua aplicação realizam-se num ambiente de investigação-ação, consistindo, em primeiro lugar, na exploração de guiões digitais de tipologia textual para o efeito produzidos, designados por Guiões de Tipologia Textual aLer Escrever + e melhor, recursos digitais ao serviço da comunidade educativa, com origem na função de coordenação da Biblioteca Escolar. Esta componente do estudo corporiza uma das atividades previstas no Plano Anual de Atividades da BE, Uma aula na BE. Em segundo lugar, constam do estudo propostas de sequências didáticas para a disciplina de Português Língua Materna (PLM), 7º ano de escolaridade, centradas no desenvolvimento de géneros discursivos específicos que, por serem partilhados por várias disciplinas, realizam a transversalidade do Português Língua Materna, tal como é concebido nos documentos reguladores do ensino em Portugal. As disciplinas envolvidas são História, Geografia e Ciências Naturais. Finalmente, o estudo inclui propostas pedagógicas para a disciplina de Português Língua Não Materna desenhadas e aplicadas segundo os mesmos princípios pedagógico-científicos. Todas as ações são avaliadas a partir de dados recolhidos no campo de aplicação e tratados do ponto de vista qualitativo e quantitativo. A análise dos resultados pedagógicos permite concluir da pertinência e acuidade das abordagens de base genológica e das vantagens em promover ações a partir de lugares distintos da sala de aula, como a Biblioteca Escolar.
Abstract: More than a study, it was developed in this thesis a work of investigation-action, it is a proposal of methodological application of a particular education approach that lies on the work with discursive genres and their reflex on teaching, either in the didactic of the subjects taught, Português Língua Materna and Português Língua Não Materna, either in the role of coordinating the school library. Our actions are developed as teachers, through a transversal work with the different subjects of History, Geography and Natural Science, in the case of our class, and with History and Geography in the subject PLNM. As teachers, we taught , also, support classes, developing the project Ajudar aLer+, mentoring project between peers, in which more competent students in Portuguese supported less competent students, according to instructions and orientations given by the teachers. It was, however, as school library coordinator that our work revealed to be more productive. As the school library implements a work of articulation with the education curriculum, what was also relevant, in the scope of this investigation, we decided to invest in this specific part and promote the relation between the classroom and the school library as a learning space. With this intention, we encouraged the implementation of one of the activities in the school activity annual plan of the library (BE), Uma aula na BE, to explore digital guides of textual typology produced with that purpose, named as Guiões de Tipologia Textual aLer Escrever + e melhor, digital resources available to the school community, which goal is to guide the work of text production, taking as a starting point transversal textual typologies, such as the narrative, biographical report, compositional report and exposition. In an online version, these guides are based on the principles of the genres approach, having, however, gone through some adjustments. The fact of being in a digital form doesn’t limit their use, because they can support the classroom activities, or guided from this ones to the library and even autonomously. From the analysis of the results obtained by the intervening in this study case, our class students and the students of PLNM, resulted final appreciations that have a qualitative and quantitative processing.
URI: http://hdl.handle.net/10451/20577
Designação: Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl175329_nota_informativa.pdf58,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_capa.pdf90,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_agradecimentos_índice_listas.pdf206,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_tm.pdf3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_fontes_consultadas.pdf177,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_anexos.pdf10,21 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_ajudar_aLer+_autorização_dos_encarregados_de_educação.pdf63,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_diagnóstico_escrita_grelha_de_avaliação.pdf93,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_diagnóstico_leitura_e_escrita_grelha_de_avaliação.pdf69,86 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_doc_de_balanço_da_tutoria_projeto_ajudar_aLer+.jpg322,77 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_documentos_existentes_em_suporte_digital.pdf218,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_elaborado_pelo_aluno_de_PLNM_relatório_composicional_para_geografia.pdf515,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_exposição_ficha de trabalho_bullying.pdf117,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_ficha_de_enunciados_linguagem_académica_ao_serviço_da_aprendizagem.pdf72,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_ficha_formativa_de_ciências_naturais.pdf452,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_ficha_formativa_de_geografia.pdf379,44 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_ficha_formativa_de_história.pdf234,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_grelha_de_avaliação_da_ficha_formativa_o_cavaleiro_da_dinamarca.pdf100,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_grelha_de_avaliação_global_7º_D_escrita_relatos_biográficos_alunos_7_e_8.pdf108,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_grelha_diagnóstico.pdf84,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_inquérito_de_final_de_ano_aos_alunos_da_turma.pdf66,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_observações_aos_guiões_de_tipologias_textuais_aLer_escrever_e_melhor.pdf33,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_opinião_de_um_aluno_sobre_as_aulas_de_apoio_aluno3.jpg208,28 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_PAI_escrita_grelha_de_avaliação.pdf36,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_PAI_leitura_e_escrita_grelha_de_avaliação.pdf79,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_plano_anual_de_atividades_departamento_de_línguas_português_2013-2014.pdf136,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_planos_de_aulas_de_português.pdf169,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_registo_das_aulas_de_apoio.pdf243,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_registo_de_avaliação_de_exposições_feito_pelo_docente_de_geografia.pdf139,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_registos_de_aulas_de_leitura_detalhada.pdf254 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_relatório_de_balanço_da_tutoria_projeto_ajudar_aLer_aluno24.jpg309,76 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatos_biográficos_publicados_no_jornal_escolar_o_pinheirinho_alunos8_eusébio_e17_cristiano_ronaldo.jpg1,63 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_uma_aula_na_BE_ciências_naturais.pdf85,6 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_uma_aula_na_BE_geografia.pdf84,02 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_uma_aula_na_BE_história.pdf83,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_uma_aula_na_BE_português.pdf83,93 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_exposição_coletiva_poluição_apoio.jpg1,14 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_poluição_brainstorming_apoio.jpg447,99 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_individual_apoio_aluno_8.jpg954,7 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_individual_apoio_aluno8.jpg966,07 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_ficha_de_avaliação_formativa_aluno4.jpg707,73 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_PAI_aluno17.jpg842,91 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_PAI_aluno18.jpg823,28 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_1.JPG1,02 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_2.JPG1,4 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_reciclagem_alunos3_6_14_17.jpg1,31 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_1_alunos_16_e_30.JPG1,36 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_2_alunos_16_e_30.JPG1,28 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_1_alunos_3_e_12.JPG535,65 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_2_alunos_3_e_12.JPG770,13 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_3_alunos_3_e_12.JPG902,63 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_exposição_incêndios_alunos13_e_24).pdf434,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_exposição_incêndios_versão_1_e_2_alunos_4_e_9.pdf744,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_exposição_incêndios_versão_1_e_2_alunos_20_e_21.pdf509,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_exposições_blogue_de_turma_alunos_6_13_e_15.pdf10,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_relato_biográfico_conjunto_alunos_3_6_13_14_17.jpg886,56 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relato_biográfico_independente_alunos_1_e_6.jpg1,09 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relato_biográfico_independente_alunos_26_e_27.jpg657,71 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relato_biográfico_independente_alunos_15_e_25.jpg812,24 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_3.JPG490,41 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_composicional_paleolítico_apoio_alunos_11_e_15.jpg1,35 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_composicional_paleolítico_apoio_alunos_12_e_18.jpg1,31 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_democracia_ateniense_1.pdf418,74 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_relatório_democracia_ateniense_2.JPG989,48 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_literatura_tradicional_1.pdf404,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl175329_relatório_literatura_tradicional_2.JPG773,79 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_composicional_sismos_alunos_10_e_11.jpg847,94 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_composicional_sismos_alunos_18_e_24.jpg495,93 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
ulfl175329_relatório_composicional_sismos_alunos_19_e_26.jpg636,18 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.