Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20609
Título: O ensino da química no século XXI : as novas tecnologias ao serviço da química
Autor: Varela, Maria Manuela Lameiras, 1968-
Orientador: Leal, João Paulo, 1963-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: No despertar do século XXI as gerações de alunos que nos chegam às escolas estão cada vez mais familiarizadas com as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), aliás já nasceram no seio de um mundo tecnológico, estando a sua vida cheia de produtos destas tecnologias, que os aliciam e distraem, mas que ao mesmo tempo lhes proporcionam uma interacção com o mundo como nunca antes foi possível. A Escola, enquanto agente formador dos profissionais do futuro, não pode ficar alheia a este facto e vai-se apetrechando como lhe é possível, adquirindo materiais, quer a nível de hardware, quer a nível de software, proporcionando alguma formação aos seus docentes, de modo a adaptar-se à nova realidade e exigências do mundo em que vivemos. O presente estudo tem dois objectivos essenciais. Em primeiro lugar pretende verificar até que ponto os professores portugueses, dando especial relevo aos de Físico-Química, se encontram familiarizados com as novas tecnologias e se sentem motivados para delas fazerem uso no seu dia-a-dia profissional, quer em trabalho de preparação, quer mesmo em contexto de sala de aula. Para responder a esta questão foi realizado um inquérito aos professores das escolas básicas (2º e 3º Ciclos) e secundárias do nosso país, tanto a nível do ensino público como do particular. Em segundo lugar exploram-se novas formas de ensinar Química aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo às potencialidades de algumas das tecnologias disponíveis na internet, nomeadamente a plataformas de gestão de conteúdos, tendo sido escolhida a plataforma Moodle, às potencialidades das redes sociais, tendo sido escolhido o Facebook. Pretendeu-se ainda alargar o conhecimento de Química de todas as gerações, sobretudo de todos quantos terminaram os seus estudos nesta área bastante cedo, recorrendo para isso a um ambiente virtual muito em voga hoje em dia, o Second Life. Este último aspecto ficou apenas planeado pois não foi possível implementá-lo devido a limitações financeiras.
In the wake of the 21st century, the generation of students who get to our schools is even and even more familiarized with the new information and communication technologies (ICT). They already had born within a technological world. Their lives are filled with products from these technologies which allure and distract them, but at the same time set the grounds for an interaction with the world as never before was possible. The school, while a forming agent of professionals for the future, could not ignore this fact and has been equipping itself (both in what hardware and software concern) as far as possible by acquiring some machines and providing training for its teachers, in order to adapt to the new reality and needs of the world we live in. The present study has two main goals. The first one is to verify to which extent Portuguese teachers, and mainly those who teach Physics and Chemistry, are familiarized with the new technologies and use them in their professional daily life, both in classes preparation work or even in the classroom context, with their students. With that purpose a survey has been made to teachers from basic (2nd and 3rd cycles) and secondary schools in Portugal, including both private and state schools. The second one is the exploitation of new ways of teaching chemistry, using the potential of some of the technologies available on the internet, including content management platforms, the Moodle platform was chosen, and the potential of social networks, with Facebook being chosen. Other idea is to provide a way to extend the chemistry knowledge to all generations, especially to all of those that finished their studies in this area quite early, by using a virtual environment very much in vogue nowadays, Second Life. Unfortunately this topic can only be planned but not set due to budgetary limitations.
Descrição: Tese de doutoramento, Química (Química), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20609
Designação: Doutoramento em Química
Aparece nas colecções:FC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulsd071686_td_Maria_Varela.pdf11,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.