Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20637
Título: Livros de artista : a propósito do projecto de estágio realizado no curso de representação plástica do espectáculo
Autor: Silva, Joana Teixeira da
Orientador: Gamito, Maria João, 1956-
Palavras-chave: Portefólios
Ensino artístico - Portugal
Artes plásticas - Portugal
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais realizei o Projecto de Estágio na Escola Secundária Artística António Arroio, com o 12º ano da turma F do Curso de Representação Plástica do Espectáculo. A minha intervenção decorreu na disciplina Projecto e Tecnologias na área de Projecto, vertente da disciplina onde os alunos planeiam e sistematizam os projectos a desenvolver nas oficinas. Esta proposta decorre da observação de aulas, semanalmente realizada no ano lectivo transacto, nas quais detectei alguns problemas no entendimento do portefólio por parte dos alunos. Uma tendência geral em transformar portefólios em livros de artista, levou-me a planificar um exercício que mostrasse por um lado as potencialidades criativas do livro e, por outro, as características de objectividade e clareza que um portfólio deve ter. O Projecto de Estágio tem como objectivo principal a diferenciação entre os dois formatos – o livro de artista e o portefólio – e a sua correcta aplicação. Para a concretização deste exercício, convidei o artista Tiago Baptista para apresentar o seu trabalho no âmbito da edição independente, e o professor/cenógrafo Hugo F. Matos para apresentar os seus portefólios no âmbito da cenografia. O desafio do exercício proposto consistiu no modo como cada aluno realizou o seu próprio enunciado, de acordo com os seus objectivos pessoais. Assim, partindo das especificidades do curso e da natureza específica da vertente de Projecto, o exercício compreendeu dois aspectos fundamentais: a criação de um enunciado pessoal; a concretização plástica do objecto livro.
In the context of a Masters in Visual Arts Education program I completed an Internship Project in Escola Secundária Artística António Arroio with the 12th grade class F in the course Plastic Representation of the Show. My participation occurred in the Project branch of the subject Project and Technologies, in which students plan and systematize the projects for development in the studio. The Internship Project proposal arose from weekly class observations of the students in their final school year in which I detected some problems in the student's understanding of what is a portfolio. I observed a general tendency to change portfolios into artist books and this led me to plan an exercise designed to show the creative potential of the book as well as the characteristics of objectivity and clarity that a portfolio should have. The Internship Project had as it's principal objective the differentiation of the concepts portfolio and artist book, and their correct application. To support the excercise I invited the artist Tiago Baptista to present his works in the area of independent publishing, and the professor and set designer Hugh F. Matos to present portfolios developed from his work in scenography. The objective of the proposed exercise was to challenge each student to develop his/her own solution, according to their personal goals. Thus, based on the specifics of the course and the specific nature of the subject of the course, the exercise incorporated two fundamental aspects: the development of a personal statement; the material creation of an artist book.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20637
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047449_tm_tese.pdf4,64 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie047449_tm_anexos.pdf59,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.