Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20643
Título: Questões sociocientíficas controversas para a promoção do ativismo social em física e química : um estudo com alunos do 11º ano
Autor: Cruz, Maria Arlete da Costa Machado, 1961-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Literacia científica
Activismo social
Conhecimento científico
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Com este trabalho, pretendeu-se investigar o problema da promoção do ativismo social de alunos de 11.º ano, partindo-se de tarefas de discussão de questões sociocientíficas controversas (QSC), relacionadas com o contexto curricular da disciplina de Física e Química A. Para estudar o problema, identificaram-se as potencialidades das tarefas de discussão de QSC para a promoção do ativismo, as iniciativas desenvolvidas pelos alunos para promover a ação e, por fim, analisou-se a avaliação que os alunos fazem das tarefas e da ação como contributo para a promoção do ativismo social. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adotou-se, como estratégia de investigação, um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo cinquenta e oito alunos de duas turmas do 11.º ano de escolaridade pertencentes a uma escola da zona suburbana de Lisboa. Recorreu-se a observação naturalista, entrevista em grupo focado e documentos, como instrumentos de recolha de dados. Durante a análise dos dados, procedeu-se à sua codificação e categorização. Identificaram-se potencialidades da discussão das QSC no domínio das competências para a ação, nomeadamente conhecimento científico, argumentação e tomada de decisão, e também nas estratégias utilizadas pelos alunos nessa discussão, como a pesquisa, simulação, analogia, colaboração e antecipação de respostas/situações. As iniciativas de ativismo social promovidas pelos alunos (flyers, posts no Facebook, composição de música e letra e videoclip no Youtube, prova cega de águas, entre outros) desenvolveram-se no âmbito dos temas intensidade do som, radiação eletromagnética e telemóveis, armazenamento de produtos químicos em casa, libertação de gases tóxicos ou de efeito de estufa e, por fim, água engarrafada ou água da torneira. A avaliação que os alunos fizeram das tarefas e da ação foi positiva, e consideraram ser necessário que este tipo de trabalho se faça desde cedo nas escolas, para que aconteçam mudanças na sociedade que garantam maior justiça social e melhor ambiente.
It was intended to investigate the problem of promoting social activism of students of the 11th grade, starting with discussion of controversial socio-scientific issues tasks (SSI), related to the curricular context of the discipline of Physics and Chemistry A. The study had the purpose to identify the potential of SSI discussion tasks to promote activism, the initiatives developed by students to promote action and, finally, to analyse the evaluation done by students of the tasks and action as a contribution to the promotion of social activism. To achieve these purposes, it was applied a methodology based in qualitative research with an interpretative orientation and a study on the own practice was adopted as investigation strategy. Fifty-eight students, from two classes of 11th grade belonging to a suburban school of the district of Lisbon, participated in this study. Several instruments were used to collect data: naturalistic observation, focus group interview and documents. During data analysis, coding and categorization were made. It was identified potential discussing the SSI on competencies for action, in particular scientific knowledge, reasoning and decision-making, and also the strategies used by students in this discussion, as research, simulation, analogy, collaboration and anticipation of answers / situations. The social activism initiatives promoted by students (flyers, Facebook posts, music composition and lyrics and video clip on Youtube, blind tasting water, among others) have been developed within the themes intensity of sound, electromagnetic radiation and cell phones, storage of chemicals at home, the release of toxic gas or greenhouse and finally bottled water or tap water. The students’ evaluation of the tasks and action was positive, and they considered this type of work need to be done early in schools, so that changes in society may occur in order to ensure greater social justice and better environment.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20643
Designação: Mestrado em Educação
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